Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2004 - 16h45

Vasp é obrigada a embarcar passageiro em outra empresa; veja o que fazer

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Vasp é obrigada a encontrar uma solução para os passageiros que tinham bilhete comprado para hoje e não puderam viajar por conta dos cancelamentos dos vôos. Mais de 49 vôos --entre pousos e decolagens-- haviam sido cancelados até as 16h30 de hoje, segundo a Infraero. Uma greve de 48 horas combinada à redução da frota da companhia está provocando os cancelamentos dos vôos.

O Procon-SP informou que a primeira providência da Vasp é procurar embarcar o passageiro em outra companhia. "Se isso não ocorrer ou houver demora, a empresa tem de arcar com custos de alimentação e até de hospedagem", disse a assistente de direção do Procon-SP, Sônia Cristina Amaro.

Se o passageiro não for embarcado ou se tiver de comprar o bilhete de outra empresa para viajar, a empresa será obrigada a reembolsar o consumidor ou trocar o bilhete para outra data.
"Se nada disso for cumprido, o passageiro pode recorrer ao Procon para fazer valer seus direitos", afirmou Amaro.

Endosso

A Vasp informou que os passageiros que já compraram os bilhetes podem endossar suas passagens e voar com outras companhias aéreas.

A TAM, a maior companhia do país, informou que está embarcando os passageiros da Vasp "à medida do possível". É que para embarcar um passageiro de outra empresa, a TAM precisa ter disponibilidade de assentos. Como a empresa voa em sistema de code-share (compartilhamento) com a Varig, os vôos já partem lotados.

A Varig informou que o embarque dos passageiros da Vasp é feito mediante o endosso do bilhete. É que esse endosso servirá para a companhia cobrar mais tarde a viagem da Vasp.

Para endossar o bilhete, o passageiro deve ir até o balcão da companhia e pedir essa providência. Mediante o endosso, o passageiro pode se dirigir para o balcão de outra empresa e buscar um vôo livre para embarcar.

Leia mais
  • Greve faz Vasp cancelar quatro vôos na manhã de hoje em SP
  • Greve cancela mais de 20 vôos da Vasp em todo o país
  • Vasp volta a prometer que pagará salários de funcionários

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve da Vasp

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página