Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2004 - 14h02

Fipe eleva previsão de inflação do mês com alta dos combustíveis

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O reajuste nos combustíveis anunciado hoje pela Petrobras levou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP, a elevar a previsão de inflação de outubro do município de São Paulo de 0,40% para 0,44%.

A Petrobras anunciou aumento de 2,4% para a gasolina nas refinarias e de 4,8% para o diesel. Segundo a empresa, o reajuste nas bombas deve ficar em torno de 1,6% para a gasolina e de 3,8% para o diesel.

Considerando a estimativa da empresa de alta nas bombas, o coordenador da pesquisa de preços da Fipe, Paulo Picchetti, avalia que o impacto direto e indireto na inflação de São Paulo será de 0,08 ponto percentual, dividido entre outubro e novembro.

Além disso, ele espera também um efeito indireto da alta dos combustíveis ainda em dezembro, de 0,01 ponto percentual. É que o aumento da gasolina e do diesel acabam refletindo nos preços de serviços e produtos.

Picchetti já cogita a possibilidade de o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe superar 6% no ano, podendo chegar a 6,5% caso a Petrobras anuncie mais um reajuste após o segundo turno das eleições, o que, segundo ele, não está descartado.

Para o economista, o aumento dos combustíveis que vale a partir de amanhã ainda não corrige a defasagem de preços dos produtos por conta da alta do petróleo no mercado internacional. Picchetti esperava reajuste bem maior, próximo de 10%.

Picchetti considera, porém, que o reajuste anunciado hoje não compromete a inflação deste ano, porque a taxa de setembro ficou em 0,21%, abaixo do 0,35% projetado.

Para outubro, são esperados ainda impactos de reajustes de água/esgoto, dissídios de funcionários de condomínios, telefonia fixa, além de um pequeno resíduo do aumento na conta de luz.

Em razão dos aumentos nos custos de matérias-primas, Picchetti espera também uma maior pressão da indústria por aumento de preços.

Leia mais
  • Petrobras reajusta preços de gasolina e diesel amanhã
  • Entenda a diferença entre os principais índices de inflação
  • Palocci sinaliza novo reajuste da gasolina e nega manobra eleitoral
  • Preço da gasolina continua defasado; mercado fica em dúvida sobre nova alta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fipe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página