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18/01/2005 - 09h37

Vendas do comércio têm menor alta em nove meses, diz IBGE

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JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

As vendas no comércio varejista aumentaram 6,44% em novembro na comparação com novembro de 2003, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a décima segunda alta consecutiva neste tipo de comparação.

Apesar do aumento nas vendas já ter completado um ano, o ritmo de expansão vem caindo. A alta de 6,44% é a menor em nove meses --em fevereiro, o aumento foi de 5,02%. O melhor desempenho foi alcançado em junho, quando houve uma expansão de 12,8%.

O IBGE atribui a desaceleração no ritmo de crescimento à melhora na base de comparação. Como no início de 2003 a economia estava parada, era mais fácil de se obter altos índices de crescimento no início de 2004 do que agora.

O IBGE também identificou um esforço dos consumidores para colocar as contas em dia e para ganhar fôlego para as festas de fim de ano, o que acaba por gerar queda no consumo.

Além disso, o aumento de 1,75 ponto percentual da taxa básica de juros desde setembro contribuiu para encarecer os empréstimos. Analistas apostam em um novo aumento da Selic de 0,5 ponto percentual na reunião de hoje.

Setores

Em novembro, o setor de Móveis e Eletrodomésticos foi o que registrou a maior expansão de vendas, de 22,44%.

Já o setor supermercadista, que depende menos de crédito mas é diretamente relacionado à renda e ao emprego, apontou aumento de 6,99% nas vendas em relação a novembro do ano passado.

As vendas cresceram em 26 dos 27 Estados. No Estado de São Paulo, as vendas do varejo passaram de 7,41% em outubro para 5,62% em novembro. No Rio de Janeiro, a expansão foi de 2,72%. Os dois Estados respondem por quase 50% do comércio nacional.

As maiores altas foram registradas em Rondônia (17,75%) e em Mato Grosso (16,57%). Já a única queda aconteceu em Roraima (-3,98%).
De janeiro a novembro, o comércio acumulou alta de 8,98% no volume de vendas. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 8,33%.

Metodologia

A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todo o país. Para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas. Ao todo, são 9 mil informantes em todo o país.

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