Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2005 - 09h22

Comércio eletrônico atraiu 51,4% dos internautas em dezembro

Publicidade

da Folha Online

51,4% dos internautas brasileiros que usam a web em suas casas fizeram algum tipo de compra on-line em dezembro. De acordo com o Ibope//NetRatings, que divulgou o dado, essa porcentagem representa 5,6 milhões de usuários.

Essa é a melhor marca já atingida pela categoria no Brasil e mostra aumento da confiança das pessoas em relação às compras feitas em páginas virtuais.

Especialistas da empresa de pesquisa acreditam que esse fôlego pode aumentar a média de acessos em janeiro, o que também impulsiona o comércio eletrônico durante o mês. Foi o que aconteceu entre dezembro de 2003 e janeiro de 2004.

"Esse ano poderemos ter a mesma tendência, caso as principais lojas on-line mantenham a mesma tática de atração do cliente", diz Alexandre Sanches Magalhães, analista de internet do Ibope//NetRatings.

Queda

O número de usuários que navegou de suas casas caiu em dezembro: foram 10,9 milhões de pessoas, contra 11,4 milhões no mês anterior. O aumento de usuários domésticos ficou apenas nos grupos de mulheres de 55 anos e trabalhadores da área de vendas.

"Aparentemente, o crescimento econômico, sustentado por mais empregos e recuperação de renda, permitiu aos brasileiros viajarem durante o período de festas, diminuindo assim o número de pessoas que acessaram a internet em suas residências", afirma Magalhães.

O tempo de navegação em dezembro caiu para 13 horas e 23 minutos por usuário (13 horas e 45 minutos em novembro), deixando o Brasil atrás do Japão (14 horas e 36 minutos), França (13 horas e 52 minutos) e Estados Unidos (13 horas e 34 minutos).

Durante o mês passado, a categoria "Ocasiões Especiais" --com endereços que oferecem serviços de envio de cartões de boas festas-- ganhou destaque. 3,1 milhões de pessoas, ou 29% de todos os usuários ativos, visitaram sites que oferecem esse tipo de serviço.

Leia mais
  • Vendas do comércio acumulam 12 meses em alta, diz IBGE
  • Inflação cai em janeiro com queda nos preços ao atacado, diz FGV
  • Comércio terá primeiro ano positivo desde o início da pesquisa do IBGE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre comércio eletrônico
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ibope//NetRatings
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página