Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2005 - 09h17

Desemprego na Alemanha atinge 12,1% em janeiro

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A taxa de desemprego na Alemanha ficou em 12,1% em janeiro, atingindo a marca recorde em números absolutos para o período pós-Segunda Guerra Mundial de 5,037 milhões de pessoas, segundo dados da Agência Federal do Trabalho alemã, divulgados hoje.

O recorde anterior foi registrado em janeiro de 1998, nos últimos meses do governo do premiê Helmut Kohl, quando o desemprego afetou 4,824 milhões de pessoas (o equivalente na época a 12,6% da força de trabalho do país).

O ministro da Economia e do Trabalho da Alemanha, Wolfgang Clement, disse que o resultado é "dramaticamente alto", segundo a agência de notícias Associated Press. O ministro disse, no entanto, que os números refletem o novo sistema de seguro-desemprego no país, em vigor desde 1º de janeiro.

A nova regra pede que os beneficiados que estejam aptos a trabalhar se registrem como desempregados. A medida, cujo objetivo é aumentar a pressão para que os desempregados que recebam o seguro encontrem logo outro emprego, pode acrescentar milhares de pessoas aos dados oficiais sobre desemprego.

Em dezembro, a taxa de desemprego foi de 10,8%, correspondente a 4,464 milhões de pessoas.

O premiê alemão, Gerhard Schröder prometeu que em seu governo reduziria o número de desempregados para 3,5 milhões de pessoas, mas a economia alemã tem atravessado um período de séria recessão, com crescimento econômico praticamente nulo. Apenas no ano passado a economia conseguiu registrar um crescimento menos anêmico (+1,7%), devido às exportações, mas a demanda doméstica segue fraca.

Com o emprego no país em baixa, os consumidores sentem poucos estímulos para gastar. Em dezembro, o desempenho do setor varejista alemão foi fraco, com queda de 0,4% em relação a novembro e de 2,7% em relação ao mesmo período de 2003.

Com agências internacionais

Especial
  • Vendas da Swatch sobem 4,7% em 2004, impulsionadas por relógios de luxo
  • Anfavea quer que governo ajude a combater alta no preço do aço
  • FMI libera US$ 665 milhões para a República Dominicana

    Leia mais
  • Leia o que já foi publicado sobre o desemprego na Alemanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página