Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2005 - 17h08

Alencar volta a admitir intervenção na Varig

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
ANA PAULA RIBEIRO

da Folha Online, em Brasília

O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, mudou de idéia e voltou a admitir hoje a possibilidade de intervenção na Varig, segundo informou hoje a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), coordenadora da frente parlamentar em defesa da Varig.

Em uma audiência pública --esvaziada pela ausência dos principais convidados-- para discutir a situação da companhia aérea, os deputados das comissões de Desenvolvimento Econômico e Relações Exteriores decidiram pedir ao Executivo uma intervenção na empresa.

Segundo a deputada, que foi recebida por Alencar ao lado de um grupo de parlamentares no início da tarde de hoje, o ministro prometeu encaminhar o assunto à AGU (Advocacia Geral da União) assim que receber o pedido formal do Legislativo.

Em entrevista aos jornalistas após encontro com os deputados, Alencar não descartou a intervenção como vinha se posicionando até então, mas disse que pode examinar a proposta e que isso tem que ser discutido "à luz da lei".

O ministro da Defesa já defendeu antes a intervenção na companhia, mas havia mudado de idéia durante as negociações para a reestruturação da empresa, baseadas principalmente na nova Lei de Falências.

As assessorias jurídicas da Câmara e do Senado deverão trabalhar na argumentação do pedido de intervenção até a próxima terça-feira (15), quando o assunto deverá ser levado à apreciação das comissões.

A proposta do grupo de parlamentares é a de "intervenção para recuperação da companhia", mesma linha defendida pelos sindicatos dos trabalhadores, e não para liquidação extrajudicial.

Yeda Crusius afirmou que o Legislativo perdeu a confiança na diretoria da empresa, que estaria omitindo informações e se recusando a participar do debate sobre a empresa com o Congresso.

Leia mais
  • Falta economia forte e regra clara para surgir uma nova Gol, diz analista
  • Nova "caçula" da aviação, Ata Brasil ganha espaço e se inspira na Gol
  • Justiça determina intervenção na Vasp

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Varig
  • Leia o que já foi publicado sobre José Alencar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página