Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2005 - 10h01

80% das empresas informais têm só uma pessoa ocupada, diz IBGE

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

A maior parte dos empreendimentos informais continua a ser formada por trabalhadores por conta própria que exercem sua atividade sozinhos. Essa é uma das conclusões da pesquisa Ecinf (Economia Informal Urbana) divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados da pesquisa são referentes ao ano de 2003.

Segundo a pesquisa, 95% das empresas informais têm um único proprietário e 80% dispõem de apenas uma pessoa ocupada. Apenas 12% dos proprietários de empresas são pequenos empregadores, a grande maioria (88%) é formada por trabalhadores por conta própria.

As empresas que contavam com um único proprietário pertenciam em sua maioria aos trabalhadores por conta própria (89%). Entre as empresas com dois ou mais sócios, a participação dos trabalhadores por conta própria cai para 68%.

As atividades econômicas preponderantes entre as empresas informais são comércio e reparação (33%), construção civil (17,5%) e indústria de transformação e extrativa (16%).

Entre as pequenas empresas ligadas à atividade de construção civil, 99,8% eram informais. A segunda maior proporção de empresas informais foi verificada nos serviços coletivos, sociais e pessoais: 99,3%.

Leia mais
  • Número de empresas informais lucrativas tem forte queda, diz IBGE
  • 35% das empresas informais funcionam na própria casa, diz IBGE
  • Quase todas as pequenas empresas brasileiras são informais, diz IBGE
  • São Paulo tem 2,581 milhões de empresas informais, diz IBGE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre empresas informais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página