Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2005 - 10h05

São Paulo tem 2,581 milhões de empresas informais, diz IBGE

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

São Paulo responde por 25% das empresas informais no Brasil. O percentual é equivalente a 2,581 milhões de empresas. Minas Gerais é o segundo colocado no ranking de concentração da informalidade, com 10,3% destas empresas, e o Rio de Janeiro ocupa a terceiro lugar, com 8,4% destes empreendimentos, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na Ecinf 2003 (Economia Informal Urbana).

Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul concentram 57,6% das empresas do setor informal.

Esses Estados respondem por 56,8% do total de empresas investigadas. A proporção de pessoas ocupadas nestas unidades da federação chega a 56,4% dos 13,9 milhões de trabalhadores na informalidade no país.

A análise por região mostra que a maioria das empresas do setor informal está concentrada no Sudeste (45,1%) e no Nordeste (26,4%).

Apesar disso, a participação do setor informal é mais evidente no Espírito Santo e no Acre, Estados onde 99,45% das empresas se encontram na informalidade.

Leia mais
  • Número de empresas informais lucrativas tem forte queda, diz IBGE
  • 35% das empresas informais funcionam na própria casa, diz IBGE
  • 80% das empresas informais têm só uma pessoa ocupada, diz IBGE
  • Quase todas as pequenas empresas brasileiras são informais, diz IBGE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre empresas informais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página