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09/06/2005
-
12h08
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A Varig confirmou que estão em negociação sobre a regularização do pagamento dos contratos de arrendamento de aeronaves com empresas de leasing. Os pagamentos da empresa estão em atraso com pelo menos três empresas: ILFC (Internacional Leasing Finance Corporation), Ansett e a Gtax Corporation.
A ILFC, por exemplo, pediu anteontem para a Varig a devolução de 11 aeronaves. Fontes do setor afirmam que a Ansett e a Gatx Corporation devem tomar o mesmo caminho.
No entanto, a Varig informou que as negociações estão em andamento e as perspectivas de fechamento de acordo são positivas. "Estamos muito otimistas em relação ao plano de capitalização da Varig, que vem sendo desenvolvido em conjunto com a TAP", disse David Zylbersztajn, por meio de nota oficial.
A afirmação teria sido feita após uma conversa de Zylbersztajn com o presidente da TAP, Fernando Pinto. Os dois executivos se reuniram nas últimas semanas com representantes do governo para pedir apoio para o plano de reestruturação da companhia aérea.
Para os analistas do mercado, a retomada dessas aeronaves poderia atrapalhar o andamento do acordo entre a Varig e a portuguesa TAP. Uma das bases desse acordo levaria em conta a disposição dos credores privados de alongar a dívida da companhia.
Essa negociação com as empresas de leasing estaria sendo conduzida pelo brasileiro Fernando Pinto.
A idéia dele era transformar a dívida junto às empresas de leasing em ações da Varig. Se as empresas de leasing não aceitarem a oferta, outros credores poderão começar a pressionar a Varig pelo pagamento de suas dívidas.
A frota da Varig é composta por 82 aeronaves. A dívida da Varig com as empresas de leasing é estimada em cerca de US$ 160 milhões. Só com a IFLC, o arrendamento atinge 11 aeronaves.
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A Varig confirmou que estão em negociação sobre a regularização do pagamento dos contratos de arrendamento de aeronaves com empresas de leasing. Os pagamentos da empresa estão em atraso com pelo menos três empresas: ILFC (Internacional Leasing Finance Corporation), Ansett e a Gtax Corporation.
A ILFC, por exemplo, pediu anteontem para a Varig a devolução de 11 aeronaves. Fontes do setor afirmam que a Ansett e a Gatx Corporation devem tomar o mesmo caminho.
No entanto, a Varig informou que as negociações estão em andamento e as perspectivas de fechamento de acordo são positivas. "Estamos muito otimistas em relação ao plano de capitalização da Varig, que vem sendo desenvolvido em conjunto com a TAP", disse David Zylbersztajn, por meio de nota oficial.
A afirmação teria sido feita após uma conversa de Zylbersztajn com o presidente da TAP, Fernando Pinto. Os dois executivos se reuniram nas últimas semanas com representantes do governo para pedir apoio para o plano de reestruturação da companhia aérea.
Para os analistas do mercado, a retomada dessas aeronaves poderia atrapalhar o andamento do acordo entre a Varig e a portuguesa TAP. Uma das bases desse acordo levaria em conta a disposição dos credores privados de alongar a dívida da companhia.
Essa negociação com as empresas de leasing estaria sendo conduzida pelo brasileiro Fernando Pinto.
A idéia dele era transformar a dívida junto às empresas de leasing em ações da Varig. Se as empresas de leasing não aceitarem a oferta, outros credores poderão começar a pressionar a Varig pelo pagamento de suas dívidas.
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