Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2005 - 12h08

Varig tenta evitar retomada de aviões e busca acordo com credores

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Varig confirmou que estão em negociação sobre a regularização do pagamento dos contratos de arrendamento de aeronaves com empresas de leasing. Os pagamentos da empresa estão em atraso com pelo menos três empresas: ILFC (Internacional Leasing Finance Corporation), Ansett e a Gtax Corporation.

A ILFC, por exemplo, pediu anteontem para a Varig a devolução de 11 aeronaves. Fontes do setor afirmam que a Ansett e a Gatx Corporation devem tomar o mesmo caminho.

No entanto, a Varig informou que as negociações estão em andamento e as perspectivas de fechamento de acordo são positivas. "Estamos muito otimistas em relação ao plano de capitalização da Varig, que vem sendo desenvolvido em conjunto com a TAP", disse David Zylbersztajn, por meio de nota oficial.

A afirmação teria sido feita após uma conversa de Zylbersztajn com o presidente da TAP, Fernando Pinto. Os dois executivos se reuniram nas últimas semanas com representantes do governo para pedir apoio para o plano de reestruturação da companhia aérea.

Para os analistas do mercado, a retomada dessas aeronaves poderia atrapalhar o andamento do acordo entre a Varig e a portuguesa TAP. Uma das bases desse acordo levaria em conta a disposição dos credores privados de alongar a dívida da companhia.

Essa negociação com as empresas de leasing estaria sendo conduzida pelo brasileiro Fernando Pinto.

A idéia dele era transformar a dívida junto às empresas de leasing em ações da Varig. Se as empresas de leasing não aceitarem a oferta, outros credores poderão começar a pressionar a Varig pelo pagamento de suas dívidas.

A frota da Varig é composta por 82 aeronaves. A dívida da Varig com as empresas de leasing é estimada em cerca de US$ 160 milhões. Só com a IFLC, o arrendamento atinge 11 aeronaves.

Leia mais
  • Varig quer Ruben Berta fora do controle
  • Varig consegue ampliar prazo de pagamento de taxas da Infraero

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página