Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2005 - 08h24

IPC-Fipe desacelera para 0,19% em SP com deflação em Transportes

Publicidade

da Folha Online

A inflação do município de São Paulo desacelerou e ficou em 0,19% na primeira quadrissemana de junho --período de 30 dias até 7/06. O dado faz parte do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP).

O índice é inferior ao registrado no fechamento de maio, que apontou inflação de 0,35%. Trata-se também da menor variação quadrissemanal desde a divulgação da terceira semana de abril do ano passado (+0,17%).

A desaceleração do IPC na primeira quadrissemana deste mês foi "puxada" pela deflação de 0,16% no grupo transportes, que em igual período de abril havia apresentado alta de 4,42%, por conta do reajuste na passagem de ônibus municipal, que passou de R$ 1,70 para R$ 2.

Os demais grupos apresentaram a seguinte variações: Saúde (+0,56%), habitação (+0,19%), alimentação (+0,16%), despesas pessoais (+0,46%), vestuário (+0,24%) e educação (+0,09%).

São Paulo deve encerrar junho com inflação próxima de 0,40%, segundo estimativa do coordenador da pesquisa de preços da Fipe, Paulo Picchetti.

De acordo com Picchetti, neste mês, os industrializados devem manter a margem de recuperação e poderão ocorrer pressões pontuais sobre os alimentos 'in natura'.

Ele destaca, porém, que os industrializados já vêm diminuindo a margem de recuperação. Em maio, os industrializados registraram um aumento médio de 0,83%, contra 1,18% em abril.

O IPC-Fipe mede a inflação entre as famílias com renda de um a 20 salários mínimos.

Leia mais
  • Produção industrial cresce em 12 das 14 regiões em abril, diz IBGE
  • IGP-M registra deflação de 0,30% na primeira prévia de junho
  • IPCA desacelera para 0,49% e tem menor variação em 7 meses, diz IBGE
  • Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o IPC-Fipe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página