Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2005 - 09h55

Produção industrial cresce em 12 das 14 regiões em abril, diz IBGE

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

A produção industrial cresceu em 12 das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em abril deste ano na comparação com igual mês de 2004. O maior crescimento foi registrado no Amazonas, onde houve expansão de 21,8%.

Este é o nono resultado positivo verificado no Amazonas. Segundo o IBGE, o crescimento da indústria foi impulsionado pelo desempenho de material eletrônico e equipamentos de comunicações com a fabricação de telefones celulares (+36,7%). O produto tem sido destinado em grande parte à exportação.

A produção paulista cresceu 7%. Esta é a décima oitava taxa positiva consecutiva em São Paulo. Dezessete dos vinte segmentos investigados apresentaram variação positiva na produção, com destaque para farmacêutica (+20,5%) e máquinas e equipamentos (+12,4%).

As únicas quedas foram verificadas em Pernambuco (-1,5%) e Rio Grande do Sul (-3,9%). O fraco desempenho do Rio Grande do Sul pode ser atribuído, em parte, aos setores de máquinas e equipamentos (-30,3%) e bebidas (-23,3%).

Segundo dados divulgados na última terça-feira (7) pelo IBGE, a indústria brasileira ficou estável em abril na comparação com março. Entretanto, em relação a abril do ano passado, apresentou expansão de 6,3%. No ano, acumula crescimento de 4,5%.

Leia mais
  • IGP-M registra deflação de 0,30% na primeira prévia de junho
  • IPC-Fipe desacelera para 0,19% em SP com deflação em Transportes
  • IPCA desacelera para 0,49% e tem menor variação em 7 meses, diz IBGE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre produção industrial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página