Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2005 - 11h42

Dólar recua 0,88% e Bovespa sobe 1,27% com desaceleração da inflação

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O mercado financeiro brasileiro voltou a apresentar uma melhora hoje, motivado por indicadores de inflação que mostram desaceleração e até mesmo queda nos preços.

O dólar está em baixa desde o início dos negócios. Às 11h43, tinha queda de 0,88%, vendido a R$ 2,475. A Bovespa abriu estável e já sobe 1,27%, para 24.795 pontos.

Três índices de inflação divulgados hoje mostram que os preços estão menos pressionados no país.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP), que mede a inflação do município de São Paulo, desacelerou para 0,19% na primeira quadrissemana de junho --período de 30 dias até 7/06. Trata-se da menor taxa quadrissemanal desde a divulgação da terceira semana de abril do ano passado.

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, desacelerou para 0,49% em maio, menor taxa desde outubro do ano passado. Em abril havia apresentado alta de 0,87%. O indicador serve de parâmetro para as metas de inflação do governo, que persegue uma taxa de 5,1% para 2005.

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), da FGV, registrou deflação de 0,30% na primeira prévia de junho. No mesmo período de maio, o indicador ficou praticamente estável, com variação negativa de 0,03%.

Os resultados de indicadores de inflação aumentam as expectativas de manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 19,75% ao ano na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que acontece na semana que vem.

Segundo analistas, sem novas notícias que agravem as denúncias de corrupção no PT, o mercado passa a olhar novamente para os fundamentos econômicos do país.

A Bolsa paulista mantém a alta apesar do desempenho negativos no mercado acionário dos EUA. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, recua 0,52% nesta manhã. A Bolsa eletrônica Nasdaq tem baixa de 0,18%.

O risco-país brasileiro, que mede a confiança dos estrangeiros no país, recua 3,79%, para 431 pontos básicos. Quanto menor o índice, maior a confiança dos investidores externos no Brasil.

O C-Bond, um dos principais títulos da dívida externa do Brasil, sobe 0,17%, para 101,430% do seu valor de face.

Leia mais
  • IGP-M registra deflação de 0,30% na primeira prévia de junho
  • IPC-Fipe desacelera para 0,19% em SP com deflação em Transportes
  • IPCA desacelera para 0,49% e tem menor variação em 7 meses, diz IBGE

    Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página