Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2005 - 10h45

Produção menor de milho e soja reduzem safra de 2004, diz IBGE

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

A produção nacional de cereais e grãos foi de 120,525 milhões de toneladas em 2004, um resultado 3,65% menor do que o do ano anterior. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desempenho foi influenciado por fatores climáticos. O milho teve a maior quebra de safra: sua produção caiu 13,5% e somou 41,806 milhões de toneladas.

Apesar do aumento de 16,5% na área plantada, a produção de soja registrou queda de 4,6%. Mesmo com a piora no desempenho, milho e soja somaram mais de três quartos da safra de 2004. A produção de soja representou 41,11% da safra nacional com 49,552 milhões de toneladas.

O principal destaque na safra nacional de 2004 foi a produção de algodão herbáceo, que cresceu 72,7% em razão dos bons preços praticados no mercado. O incentivo à plantação de mamona para produção de biodiesel gerou um crescimento de 64,9% no plantio.

Mato Grosso

O Estado do Mato Grosso reúne sete dos 10 maiores municípios produtores das culturas pesquisadas pelo IBGE. O município de Sorriso é o principal destaque. Além de ser o maior produtor de soja, ele fica em quarto lugar na produção de milho, ocupa o 14º lugar na produção de algodão herbáceo, o 16º na produção de arroz, o 26º em sorgo, o 28º em mamona e o 87º em feijão.

No rastro de Sorriso seguem os municípios de Sapezal (MT), São Desidério (BA), Jataí (GO), Nova Mutum (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Primavera do Leste (MT), Tapurah (MT), Rio Verde (GO) e Diamantina (MT).

A análise por regiões mostra que o milho foi a principal cultura no Sudeste. Na região Nordeste, os destaques foram milho e feijão. A soja foi a principal cultura nas regiões Sul e Centro-Oeste e nos Estados considerados fronteiras agrícolas, como Tocantins, Bahia e Piauí.

Soja

A queda de 4,56% na produção de soja foi causada pela estiagem que afetou os Estados da região Sul e pelo excesso de chuvas nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Apesar de ter enfrentado excesso de chuvas e focos de ferrugem asiática, Mato Grosso consolidou sua posição de principal produtor nacional e respondeu por 29,30% do total.

Leia mais
  • Rio Grande do Sul teve a menor produção de milho em 25 anos
  • Governo analisa ajuda a produtores rurais
  • Crise do arroz corta 20 mil vagas, diz entidade
  • Produção de feijão caiu 10,19% em 2004, diz IBGE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a safra agrícola
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página