Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2003 - 05h00

Fuvest tem comissão de "tradutores" para caligrafias incompreensíveis

JÚLIO CÉSAR BARROS
da Folha Online

As provas da segunda fase do concurso vestibular da Fuvest são compostas por questões analítico-expositivas, ou seja, os candidatos terão que passar para o papel suas idéias e não só marcar a alternativa correta, como acontece na primeira etapa. E é na hora de escrever a resposta que o estudante não pode vacilar na caligrafia.

Segundo o coordenador geral de vestibular da Fuvest, José Coelho Sobrinho, os examinadores que corrigem as provas procuram entender tudo o que o candidato escreve, mas algumas vezes é necessário uma comissão de tradutores. "Quando não entendemos a caligrafia do estudante procuramos reunir todos os corretores para que, juntos, possamos decodificar o que está escrito", disse.

Apesar de já ter se deparado com os mais diversos tipos de caligrafia, Coelho afirmou que todas foram compreendidas. "Nunca houve problema de uma prova ou questão ter sido zerada por conta da caligrafia, mas muitas vezes é difícil de entender", disse o coordenador da Fuvest, ressaltando que letra feia não significa que a banca corretora não irá dar a devida atenção à resposta do candidato.

As provas da segunda fase do vestibular 2003 da Fuvest serão aplicadas entre domingo (5) e quinta-feira (9). Os candidatos enfrentam dez questões analítico-expositivas de gramática, interpretação de textos e literatura, história, química, geografia e biologia, além de uma redação. Cada estudante fará apenas as provas correspondentes à área de conhecimento do curso escolhido.

A segunda fase do concurso será realizada por 27.717 candidatos, sendo 3.721 treineiros e 23.996 estudantes que já concluíram o ensino médio.

A Fuvest não disponibiliza gabaritos oficiais com respostas padrão para não cometer injustiças. "Muitas vezes, os candidatos encontram formas diferentes de resolverem o mesmo exercício. A banca analisa todas as possíveis soluções das questões para valorizar a criatividade dos estudantes", afirmou Coelho.

Prova
Logo após o término de todas as provas, os internautas poderão conferir aqui na Folha Online entrevistas com candidatos e professores do Anglo Vestibulares. Será disponibilizado também o Anglo Resolve, com a resolução comentada de todos os exames.

As provas da segunda fase, que acontecem até a próxima quinta-feira (9), serão realizadas das 13h às 16h. No domingo, os exames serão aplicados das 13h às 17h.

Os candidatos enfrentam dez questões analítico-expositivas de gramática, interpretação de textos e literatura, história, química, geografia e biologia, além de uma redação.

No domingo, todos os estudantes que foram aprovados para a segunda fase do concurso terão que fazer o primeiro dia de provas, composto por dez questões de gramática, interpretação de textos e literatura, além de uma redação.

Os candidatos fazem as provas de história ou química na segunda-feira (6). No dia seguinte, serão aplicados os exames de geografia e biologia.

Na quarta-feira, a Fuvest aplica a prova de física. O último dia do concurso será realizado na quinta-feira, quando acontece o exame de matemática.

Leia mais:

  • 2ª fase exige respostas claras e diretas
  • Comissão "traduz" caligrafia incompreensível
  • Prova de literatura foi específica demais
  • FOL faz cobertura especial da 2ª fase


    Mais notícias do vestibular no Fovest Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade