Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2003 - 16h50

Prova de literatura da 2ª fase da Fuvest foi específica demais

LUIS RENATO STRAUSS
da Folha de S.Paulo

A prova de literatura da segunda fase da Fuvest 2003, aplicada na tarde deste domingo, foi considerada muito específica pelos candidatos. Os estudantes enfrentaram hoje dez questões analítico-expositivas de gramática, interpretação de textos e literatura e uma redação.

Segundo os candidatos ouvidos pela Folha, a prova exigia conhecimentos de detalhes específicos dos livros de leitura obrigatória para o concurso. "Quem não leu as obras ou leu apenas o resumo não teve condições para responder os exercícios", afirmou Flávio Villar Fernandes, 17, que concorre a uma vaga no curso de música da USP (Universidade de São Paulo).

Hoje, das 13h às 17h, todos os candidatos aprovados na primeira fase do concurso fizeram a prova. O internautas poderão conferir ainda hoje na Folha Online os comentários feitos pela equipe de professores e supervisores do Anglo Vestibulares. Será disponibilizado também o Anglo Resolve, resolução comentada de todos os exames.

Uma das questões mais citadas pelos candidatos foi a que pedia a relação entre uma ilustração e a obra "Primeiras Histórias", de João Guimarães Rosa. "Entendi o conceito da pergunta, mas não sabia o que a questão queria que eu respondesse", disse Gleidiane Freitas Vasconcelos, 17, que presta letras e faz as provas da Escola Politécnica da USP.

Gleidiane afirmou ainda que a parte de gramática do exame estava "gostosa" de ser feita. "Não eram perguntas burocrática, faziam o candidato usar a cabeça para chegar à resolução", disse ela, ressaltando ainda que os exercícios de interpretação de textos estavam fáceis.

A banca examinadora da Fuvest explorou neste ano "A auto-estima do povo brasileiro" como proposta da redação.

As provas da segunda fase da Fuvest 2003 continuam sendo aplicadas até a próxima quinta-feira (9), sempre das 13h às 16h. Os candidatos enfrentam dez questões analítico-expositivas de história, química, geografia e biologia. Cada estudante fará apenas as provas correspondentes à área de conhecimento do curso escolhido.

Segundo a coordenação de vestibular da Fuvest, a segunda fase será realizada por 27.717 candidatos, sendo 3.721 treineiros e 23.996 estudantes que já concluíram o ensino médio.

Amanhã, os candidatos fazem as provas de história ou química. Na terça (7), serão aplicados os exames de geografia e biologia.

Na quarta-feira, a Fuvest aplica apenas a prova de física. O último dia do concurso será realizado na quinta-feira, quando acontece o exame de matemática.

Entre amanhã e a próxima sexta-feira (10), serão aplicadas também as provas de aptidão e habilidades específicas aos candidatos dos cursos de arquitetura, educação física, esportes e para a ECA (Escola de Comunicação e Arte).

A Fuvest aconselha que os candidatos compareçam aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os interessados poderão conferir também a relação de endereços dos locais de provas.

De acordo com a Fuvest, a relação de candidatos aprovados no vestibular 2003 em primeira chamada será publicada no dia 5 de fevereiro. As matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11.

No vestibular da Fuvest, são selecionados estudantes para a USP (Universidade de São Paulo), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Neste ano, o concurso registou as inscrições de 161 mil candidatos.

Leia mais:

  • 2ª fase exige respostas claras e diretas
  • Comissão "traduz" caligrafia incompreensível
  • Prova de literatura foi específica demais
  • FOL faz cobertura especial da 2ª fase


    Mais notícias do vestibular no Fovest Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade