Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2005 - 10h20

Pernambuco fecha 117 escolas particulares

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

A Secretaria da Educação e Cultura de Pernambuco fechou ontem, por pelo menos um ano, 117 escolas particulares do Estado que, segundo ela, funcionavam irregularmente e não cumpriram o prazo para se regularizarem.

Todos as escolas punidas ficam na região metropolitana de Recife. A maioria é de pequeno porte e restrita à educação infantil e ao ensino fundamental, mas duas tinham alunos do ensino médio.

A Secretaria Estadual da Educação não informou o número de alunos matriculados nas escolas. Eles deverão continuar os estudos em outras instituições e não poderão ser punidos com o descenso (regressão para um grau inferior na escala do ensino). Os estudantes farão exames de qualificação e quem não for considerado apto receberá aulas de reforço.

Dos 117 estabelecimentos fechados, sete funcionavam em Recife. Os municípios vizinhos de Jaboatão dos Guararapes e Olinda abrigavam o maior número de colégios particulares irregulares: 28 e 21, respectivamente.

A inspeção começou em abril de 2004 e envolveu representantes do governo estadual e do Ministério Público de Pernambuco. Foram visitadas 452 das 3.100 instituições particulares do Estado. As que apresentaram problemas receberam prazo de seis meses para regularizar a situação.

Segundo a secretaria, as escolas fechadas ontem não entregaram, entre outros documentos, o alvará de funcionamento, diplomas de professores e diretores e o registro legal da planta do prédio.

Outras deixaram também de comprovar que ocupavam de forma legal o local onde funcionavam ou não atestaram o cumprimento das normas técnicas que definem as condições de acesso para deficientes físicos.

As instituições poderão ser reabertas no ano que vem se regularizem sua situação até junho.

Leia mais
  • Aluno pode denunciar trote violento
  • Calouros têm recepção diversificada em São Paulo
  • Instituições particulares criticam reforma universitária

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escolas particulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página