Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2007 - 12h43

Alunos mantêm ocupação de prédio da reitoria da USP

Publicidade

da Folha Online

Alunos mantêm neste sábado a ocupação do prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) no Butantã (zona oeste) iniciada no fim da tarde de quinta-feira. O motivo da invasão, segundo os estudantes, foi a proibição de entrar no local para uma reunião com o vice-reitor, Franco Lajolo.

Para tentar resolver o problema, dirigentes da USP se reúnem hoje com os estudantes que ainda estão no local.

Na ocupação, os universitários alegaram que já tinham agendado uma reunião com a reitora, Suely Vilela, --que estava viajando-- para entregar uma carta. Impedidos de entrar no prédio, cerca de 300 estudantes, segundo estimativas de representantes dos alunos e da prefeitura do campus --a Polícia Militar contou 120--, quebraram portas, móveis e expulsaram todos os funcionários do prédio, que tem cerca de mil servidores. Os estudantes negam os danos aos móveis.

Além da intenção de entregar a carta para a reitora, os alunos invadiram a reitoria para protestar contra medidas do governo José Serra (PSDB) em relação à política de educação superior. Eles colaram cartazes com os dizeres "autonomia já" --que seria uma referência a limitação da autonomia das universidades públicas.

A Congregação da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da Universidade de São Paulo (USP), repudiou a atitude de invasão ao prédio da reitoria da universidade.

"Este colegiado se recusa a ser complacente com o emprego de meios violentos no encaminhamento e resolução de demandas públicas", disse o professor doutor Gabriel Cohn, presidente da congregação, na nota divulgada ontem.

Leia mais
  • Faculdade de Filosofia da USP repudia invasão à reitoria
  • Vice-reitor da USP promete comissão para analisar pedido de alunos
  • Estudantes acampam na reitoria da USP e impedem entrada de funcionários
  • Alunos da USP negam dano em móveis e expulsão de funcionários da reitoria
  • Estudantes invadem reitoria da USP; móveis e portas foram destruídos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos de estudantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página