Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2001 - 12h21

Dicas para moradores de repúblicas ou de pensionatos

da Folha de S.Paulo

Na hora da escolha
É preciso saber com quantas pessoas você quer dividir a casa, quanto quer pagar e se você deseja morar perto do campus. Além disso, no caso de república, é bom conhecer um pouco as pessoas com quem você vai conviver. Nos pensionatos, verifique o valor das refeições e a disponibilidade de outros serviços como roupa lavada, telefone etc. Verifique também o acesso ao transporte.

Alimentação
Se vocês pretendem cozinhar, montem um cardápio para a semana. Assim será possível organizar melhor as compras. Vejam também se realmente vale a pena cozinhar ou comer fora.

Som/TV
Nos pensionatos, as experiências são diversas: existem aqueles que não permitem nem mesmo aparelhos que sejam ligados em tomada. Por isso, fale com o responsável para evitar problemas futuros. Nas repúblicas, tudo deve ser conversado e acertado com antecedência para evitar desentendimentos.

Limpeza
Estabeleçam um rodízio para que todos contribuam com a limpeza.

Pagamento de contas
Tenha em um lugar bem visível as datas e os valores dos pagamentos feitos em conjunto. Aconselha-se também que alguém fique responsável por recolher o dinheiro e realizar os pagamentos.

Namorado(a)
Esse é sempre um ponto delicado. A maioria dos pensionatos, masculinos ou femininos, faz restrições à presença de parceiros na moradia. Nas repúblicas, deve prevalecer o bom senso.

Fonte: Pastoral Universitária e Escolar, Unimep

Leia também:

  • Universidades públicas mantêm moradia gratuita

  • Morar em república pede divisão de tarefas

  • República, pensão? A dúvida na hora de estudar em outra cidade

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página