Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2007 - 09h37

Cai o número de formados nas universidades públicas brasileiras

Publicidade

da Folha Online

Reportagem publicada na edição deste domingo da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL) revela que o número de estudantes que se formam nas universidades públicas brasileiras caiu quase 10% nos últimos dois anos, embora o número de ingressantes esteja em elevação desde a década passada.

Conforme a reportagem, pesquisadores afirmam que a queda ocorre devido ao aumento da evasão (estudantes que desistem dos cursos) e do tempo que os estudantes têm levado para se formar. "Para esses analistas, diversos motivos causam os dois problemas, entre eles a necessidade de o aluno começar a trabalhar e o descontentamento com os cursos."

Segundo os cálculos do professor Oscar Hipólito (ex-diretor do Instituto de Física USP-São Carlos e consultor do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia) realizados a pedido da Folha, o número de alunos que deixaram seus cursos cresceu de 11,8% para 12,3% entre 2005 e 2006. Em 2006, de acordo com o professor, apenas 43% dos estudantes concluíram seus cursos no tempo esperado.

Neste ano, somente a rede federal terá R$ 1,7 bilhão para custeio, três vezes mais do que há quatro anos, segundo o Ministério da Educação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página