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21/11/2001 - 21h14

Confira a íntegra do bate-papo com a professora de redação

da Folha Online

Confira como foi o bate-papo com a professora de redação do Curso e Colégio Objetivo Maria Aparecida Custódio Santos promovido pelo Fovest Online.

Outros cinco professores já tiraram dúvidas dos estudantes nos chats. Veja como foram os bate-papos:

  • Jessé Alves de Menezes - geografia

  • Ciro de Moura Ramos - história

  • Marcelo Alex Leal - biologia

  • Nelson Bergmann - química

  • Maria de Lourdes da Conceição Cunha - português.


  • Este evento faz parte de um ciclo de bate-papos promovidos pelo Fovest Online, em parceria com o Objetivo, que acontecem todas as quartas-feiras, até o dia 5 de dezembro.

    (16:58:39) Profa. Cida: Boa tarde. Nós estamos à disposição de vocês para esclarecer algumas das dúvidas mais freqüentes nas provas de redação dos vestibulares mais concorridos do país

    (17:00:02) BIA fala para Profa. Cida: Quais são as possibilidades de temas para este ano?

    (17:02:10) Profa. Cida: Bia, os vestibulares têm optado por propor temas atuais, polêmicos, que requerem do candidato um posicionamento crítico. Por exemplo: engenharia genética, especificamente a clonagem humana. o preconceito racial e religioso; a desigualdade social; o ano internacional do voluntariado e quaisquer outros temas que estejam sendo alvo de atenção da sociedade.

    (17:02:24) Bárbara fala para Profa. Cida: Quais os critérios usados na correção de uma redação no vestibular?

    (17:03:29) Profa. Cida: Bárbara, geralmente adequação ao tema, adequação ao tipo de texto (dissertativo, narrativo...), coerência, coesão e correção gramatical.

    (17:04:24) Cris fala para Profa. Cida: Boa tarde profª. As regras para redação da Unicamp servem para qualquer outro vestibular?

    (17:06:51) Profa. Cida: Cris, os critérios são semelhantes aos dos outros vestibulares, porém a Unicamp faz uma prova que privilegia a leitura em primeiro lugar e depois a escrita. Assim, na Unicamp é proposto não apenas um tema, mas também o tema se faz acompanhar de uma coletânea de textos extraídos das mais diferentes fontes (jornais, revistas, literatura em geral). O candidato deverá obrigatoriamente ler com atenção a coletânea de textos e selecionar dessa coletânea as idéias, informações e opiniões que ele julgar

    (17:07:42) Profa. Cida: Cris, continuando, relevantes para o seu projeto de texto. Porém ele não deverá copiar ou fazer qualquer colagem da coletânea. É importante que ele perceba que o que está sendo testado é sua capacidade de articular dados.

    (17:07:28) ptt fala para Profa. Cida: Quais as dicas para fazer um bom desenvolvimento numa dissertação?

    (17:10:05) Profa. Cida: PTT, desenvolvimento é a segunda parte do texto dissertativo e ele está subordinado à parte inicial (tese). É preciso formular uma tese apresentando o assunto que será discutido e a partir daí selecionar argumentos que irão sustentar essa tese. Por argumentos pode se entender exemplos, evidências, justificativas, dados estatísticos, enfim toda e qualquer informação que possa comprovar a validade da tese.

    (17:07:50) notre dame fala para Profa. Cida: Sobre os atentados terroristas?? podemos esperar alguma coisa???

    (17:13:00) Profa. Cida: Notre dame, é possível que os desdobramentos desses atentados (e não os atentados em si) possam ser abordados como tema de redação. O candidato deve ficar atento às possíveis causas dessa forma de violência (globalização, fundamentalismo, represálias à política imperialista adotada pelos EUA), o que resultaria em reações como as vimos presenciando.

    (17:10:11) Afuu pergunta para Profa. Cida: Letra bonita conta ponto? ou melhor, letra feia perde ponto?

    (17:14:55) Profa. Cida: Afuu, letra legível é requisito obrigatório.

    (17:15:28) Clara fala para Profa. Cida: pode haver subjetividade em dissertação?

    (17:17:49) Profa. Cida: Clara, há sempre subjetividade quando se expõe o próprio ponto de vista, porém numa dissertação é preciso apresentar argumentos objetivos para assegurar a procedência das opiniões expressas. Quando se propõe um tema a ser discutido pelo candidato, espera-se que ele apresente o seu modo de pensar, que deve ser sempre equilibrado, nunca radical e que prime por uma construção clara e objetiva, sem apelar para argumentos sem consistência.

    (17:18:06) -=THEWEB=- pergunta para Profa. Cida: Qual o melhor livro de técnicas de redação?

    (17:19:56) Profa. Cida: THEWEB, o melhor livro é a leitura (crônicas, contos, romances, editoriais, ensaios, resenhas e tudo aquilo que contribuir para ampliar seu vocabulário, melhorar sua linguagem e aumentar seu repertório cultural e intelectual).

    (17:20:06) JULIANA fala para Profa. Cida: Boa Tarde Prof. gostaria de saber se a redação e avaliada pelo opinião do narrador ou se avaliada fatos ocorridos ?????

    (17:21:15) Profa. Cida: Juliana, a orientação dada aos corretores é de não fazer correção ideológica. Isso significa que a opinião do examinador não deve interferir no processo de avaliação das redações.

    (17:21:54) cristiane fala para Profa. Cida: você acha que quem faz a carta tem mais chance de sair-se melhor do que na dissertação

    (17:24:28) Profa. Cida: Cristiane, a carta possibilita ao candidato expressar-se de maneira mais espontânea, obedecendo a uma estrutura mais livre do que na dissertação. O fato de dirigir-se ao interlocutor, explorando sua imagem para tentar convencê-lo a respeito de determinado assunto também facilita o desempenho do candidato. Convém ler atentamente a proposta dissertativa e a proposta de carta. Se o tema da carta for mais fácil, é uma opção interessante.

    (17:24:41) Ritinha fala para Profa. Cida: O que conta mais em uma redação: as idéias e criatividade ou a clareza e a gramática?

    (17:26:10) Profa. Cida: Ritinha, as idéias e a criatividade sem dúvida enriquecem o conteúdo do texto, mas se não houver clareza o leitor não entenderá o que se escreveu e se não forem respeitadas as normas gramaticais (salvo por alguma distração), o conteúdo será fatalmente prejudicado.

    (17:26:15) Loko fala para Profa. Cida: prof, vc acha que o tema sobre a crise energética é um forte tema pra cair no domingo?

    (17:28:10) Profa. Cida: Loko, a Unicamp tem feito provas temáticas e a energia possibilitaria uma prova desse tipo. Porém no caso da dissertação, por exemplo, ficaria difícil pedir ao candidato que se posicionasse em relação à crise energética. Todo mundo acabaria adotando o mesmo posicionamento (contrário à negligência governamental que permitiu o surgimento dessa crise).

    (17:28:35) Simone fala para Profa. Cida: A prof acha interessante eu estudar alguns livros específicos de redação? Vai me ajudar? Ou só treinando mesmo?

    (17:30:36) Profa. Cida: Simone, faça cópias de textos dissertativos (editoriais de bons jornais, por exemplo). Preste atenção ao conteúdo (do que trata o texto) e à forma (como foi escrito o texto). Isso ajuda a ampliar seu vocabulário e ao mesmo tempo a mantém familiarizada com a estrutura dissertativa. Faça também paráfrases (reescreva textos com suas próprias palavras).

    (17:30:46) helio pergunta para Profa. Cida: Professora a redação é usada em qual pessoa? terceira, primeira, etc.

    (17:32:46) Profa. Cida: Heleio, a dissertação pode ser escrita na primeira pessoa do plural ou na terceira pessoa do singular ou plural. A carta é escrita na primeira pessoa do singular e a narração pode ser escrita na primeira ou na terceira pessoa do singular (dependendo do que se pede no vestibular).

    (17:32:52) Maricota fala para Profa. Cida: Qual a diferença entre coerência e coesão?

    (17:35:39) Profa. Cida: Maricota, coerência está relacionada à harmonia das idéias. É preciso selecionar as idéias que não se contradigam para evitar incoerências. Assim, se você, por exemplo, estiver discutindo pena de morte, não faz sentido posicionar-se contra a pena de morte como forma de combater a violência. Já a coesão está relacionada à articulação das partes do texto, que deve ser promovida por meio de conectivos (conjunções, preposições, pronomes e até mesmo advérbios).

    (17:35:52) Mariah fala para Profa. Cida: o que significa intertextualidade??? pq é importante no texto?

    (17:37:23) Profa. Cida: Mariah, intertextualidade é a relação entre textos, observada quando esses textos tratam de assuntos afins (semelhantes). Isso costuma ser cobrado nas provas de literatura, quando se comparam períodos literários, por exemplo.

    (17:37:53) Juca Dedão fala para Profa. Cida: Como não cair na ambigüidade e redundância em uma redação ???

    (17:39:39) Profa. Cida: Juca, a ambigüidade decorre da falta de atenção ao que se escreve. Sempre pode ser evitada quando se faz a devida revisão do texto antes de passá-lo a limpo. Isso vale também para a redundância (recurso normalmente empregado quando não se tem muitos argumentos).

    (17:39:45) perdidos n@ belgic@ fala para Profa. Cida: professora será que sobre o antrax será tema de alguma pergunta o que vc acha

    (17:40:56) Profa. Cida: perdidos, talvez em química. Em redação poderia ser usado como exemplo quando se fosse discutir práticas terroristas.

    (17:41:16) Rafaela fala para Profa. Cida: é bom falar sobre experiências pessoais na redação?

    (17:43:32) Profa. Cida: Rafaela, jamais. Caso você acredite que sua experiência é de extrema relevância para a discussão de determinado assunto, transforme-a em experiência universal. Assim, em vez de dizer 'aconteceu comigo um problema relacionado com determinada doença' prefira 'vêm ocorrendo problemas relacionados a doenças com diversas pessoas'

    (17:44:16) cristiane fala para Profa. Cida: tenho duvidas de que ao fazer o projeto de texto acabe demorando muito tempo, quais as dicas para um bom projeto de texto

    (17:47:16) Profa. Cida: Cristiane, leia a proposta e formule a tese referindo-se especificamente ao tema sobre o qual vc irá escrever. Em seguida, faça um breve roteiro dos pontos que vc julgar mais importantes para fazer o desenvolvimento. A conclusão deverá decorrer naturalmente do que se abordou no início e no meio do texto. Não se preocupe em arrolar todas as informações que vc tiver sobre o assunto. Lembre-se de que o que está sendo testado é sua capacidade de analisar criticamente um assunto e não seu profundo conhecimento do tema.

    (17:47:21) gilberto fala para Profa. Cida: Quando eu retiro uma idéia da coletânea, preciso fazer alguma citação, para explicar de onde ela veio?

    (17:49:36) Profa. Cida: Gilberto, jamais faça isso. Use a coletânea como se fosse um arquivo do qual vc extrai dados sem necessariamente referir-se à fonte. Nunca mencione a coletânea, antes, articule-a com seu texto de modo a parecer que é 'tudo seu'. Também não elogie a banca examinadora pela feliz escolha dos textos da coletânea. Não copie nada da coletânea, por mais que vc ache que combina com o seu texto.

    (17:49:57) Ester fala para Profa. Cida: eu sei que o termo 'a nível de' está errado na maioria dos casos. Por que?

    (17:51:13) Profa. Cida: Ester, porque 'a nível de' só pode ser usado em relação a altitude (a nível do mar). Prefira 'em termos de', 'em relação a', 'no que diz respeito a', 'sobre', 'com referência a', etc.

    (17:51:50) Rodrigo fala para Profa. Cida: Qual a importância do título na redação? Ele reflete na nota final?

    (17:54:00) Profa. Cida: Rodrigo, o título funciona como um chamariz, serve para despertar o interesse pela leitura do texto. Convém fazer o texto, observar o que se destacou para a partir daí criar um título. Coloque-se no lugar do leitor e imagine se vc teria vontade de ler um texto com aquele título. De qualquer forma, o esquecimento do título não implica anulação da redação, mas um título criativo sempre causa boa impressão.
     

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