Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2002 - 09h42

Atividade física provoca sensação de bem-estar

da Folha de S.Paulo

Médicos e psicólogos recomendam aos vestibulandos a adoção da prática esportiva para baixar o nível de estresse e a ansiedade antes das provas.

Na realidade, os efeitos do exercício no corpo são semelhantes aos causados pelo estresse. Em ambas as situações, hormônios, como a adrenalina, são liberados na corrente sangüínea, o coração bate mais rápido, mais sangue passa pelo coração e a pressão arterial também aumenta.

Se o estresse dura muito tempo, pode causar problemas de hipertensão, entre outros. No caso do esporte, entretanto, esses hormônios e os seus resultados são metabolizados pelo corpo, que acaba "queimando" também as substâncias liberadas pelo estresse. Além disso, a atividade esportiva também provoca uma sensação de bem-estar por causa da liberação de substâncias chamadas endorfinas.

Nadar duas vezes por semana por uma hora e meia era a prática esportiva do estudante Bruno Massanori Aoki, 20, que também já fez sessões de cromoterapia, até sofrer uma cirurgia e se afastar das piscinas. "Eu sou muito ansioso e, na natação, conseguia extravasar", disse ele, que já teve problemas com branco de memória e suor nas mãos.

O exercício mais recomendado, segundo o professor de fisiologia da Unifesp Raul Santo, é aquele com que o vestibulando tem mais afinidade. "Ele deve fazer exercícios de intensidade leve e moderada de 15 a 60 minutos, durante o máximo de dias que puder, pelo menos três vezes por semana", disse.

Leia mais:

  • Ioga e acupuntura são alternativas para melhorar concentração

  • Confira como evitar situações estressantes na hora do vestibular

  • Encontre a forma de lidar com a ansiedade do vestibular

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página