Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2003 - 09h45

Hidroginástica ganha "sequência pedagógica"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Pelo nome, parece uma tarefa para os professores. Mas o planejamento de aulas de hidroginástica é, na verdade, uma grade de atividades que derrubam a idéia de que hidroginástica é entediaste. "Criamos uma sequência pedagógica, com 25 modalidades de hidroginástica", diz Fabiana Guerra, coordenadora de atividades aquáticas do Projeto Acqua. "Queremos acabar com o preconceito de que é uma aula apenas para idosos ou para quem possui problemas físicos."

A cada semana, a academia monta um novo planejamento. São 14 aulas diferentes por dia, que vão desde hidro coreografada até hidro kick-boxe. No início de cada aula, o professor explica os objetivos, o que será trabalhado (frequência cardíaca, por exemplo) e os materiais que serão utilizados.

Se optar por alternar os tipos de aula, o aluno consegue trabalha o corpo integralmente. A hidro G.A.P., por exemplo, visa aumento de força e resistência muscular nos glúteos, no abdômen e nas pernas, enquanto a hidro C.P.A. desenvolve costas e peito. Em algumas aulas, são feitos exercícios com bola, "acqua-tubo" e prancha. Já na hidro sport, os alunos simulam movimentos de esportes, lutas e jogos.

"A hidroginástica melhora a força muscular localizada, a capacidade cardiorrespiratória, a flexibilidade e o condicionamento físico. Além disso, por causa da água morna, é uma atividade que proporciona uma sensação de bem-estar físico", afirma a coordenadora.

Leia mais:
  • Academias de São Paulo diversificam aulas
  • Em bosu, primeiro passo é conseguir se equilibrar
  • Treino individual promete melhora no desempenho
  • Programa cria desafios para os alunos
  • Educação física na escola inspira aula
  • Mulher aprende a se defender na academia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página