Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2004 - 06h55

"Bater não é espancar; tem de haver limites"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"Quero que fique bem claro que bater não é espancar, há limites", afirma a psicóloga Vilma Cristina Gomes de Andrade, 42, que trabalha para 17 escolas adventistas da zona sul de São Paulo e é a favor da palmada educativa.

A rede adventista tem 1,2 milhão alunos no mundo, 123 mil no Brasil e 10 mil na zona sul. Para Andrade, a correção pela palmada só pode ser feita depois que o filho sabe exatamente os motivos, de preferência no banheiro e nunca na frente dos outros.

Folha - Bater nos filhos é uma maneira de educar?
Vilma Cristina Gomes de Andrade
- Bater não educa ninguém. O profeta Salomão diz, em provérbios, que em alguns momentos nós devemos "fustigar" o menino com a vara. Acontece que essa interpretação tem sido feita de forma errônea. Fustigar não quer dizer agredir, espancar, machucar. Nós orientamos a criança, dizemos que aquilo não deve ser feito por algum motivo. Ela tem a oportunidade de escolher. Mas algumas crianças não têm maturidade suficiente, então palmadas no bumbum são aceitas.

Folha - Por que a maioria dos psicólogos não concorda?
Andrade
- Não concordam porque, às vezes, os pais não conversaram com os filhos antes e estão irados. Irados perdemos o limite.

Folha - Qual seria o limite entre educação e violência?
Andrade
- Muitas vezes a pessoa confunde limite com agressividade. Limite é dar um espaço tranqüilo e saudável para a criança se desenvolver, dentro de certas normas, sempre mostrando que quebrar as normas traz conseqüências. Para que a vida mais tarde não traga conseqüências muitas vezes irreparáveis, os pais ensinam com palmadas.

Folha - A criança não se sente humilhada com palmadas?
Andrade
- A criança nunca deve ser corrigida na frente de outras pessoas. Aconselho o banheiro, que é o lugar onde você deixa as coisas ruins do seu corpo, onde joga fora o que não quer.

Folha - Qual o lugar mais recomendado para palmadas?
Andrade
- Normalmente no bumbum, nunca com a mão, porque a mão que afaga não pode ser a mão que pune. O chinelo faz muito efeito ou uma varinha.

Leia mais
  • Campanha busca abolir palmada "pedagógica"
  • "Pais devem tentar negociar com os filhos"

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre palmadas em crianças

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página