Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2005 - 09h55

Maternidades têm de aromaterapia a música ao vivo

Publicidade

ANA PAULA DE OLIVEIRA
FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Cromoterapia, aromaterapia e música ambiente embalarão os recém-nascidos no novo edifício do Hospital São Luiz, com inauguração prevista para hoje. Os apartamentos para a internação contam com récamier (um tipo de divã) e TV a cabo com um canal que transmite dicas de cuidado com o bebê. No "delivery room" --quarto de pré-parto que se transforma na sala de parto--, a gestante poderá usar o serviço de cromoterapia e banheira de hidromassagem.

Por menos de uma semana, o ator Rodrigo Faro, 31, e sua mulher não receberam sua filha Clara com os recursos do novo edifício do São Luiz. "Estávamos planejando o parto nesse novo prédio, mas Clara antecipou sua chegada", diz o ator, pai pela primeira vez, que até arriscou notas no piano do American Bar da maternidade. O hospital tem um "happy hour do bebê", em que um pianista, violinistas e flautistas tocam para pais e visitantes. "Nem parece que é uma maternidade. A pessoa só percebe que é um hospital quando entra na sala de operações", afirma Faro.

Na maternidade Pro Matre, se o parto for normal, nem para a sala de operações a paciente precisa ir. O local tem "unidades de suítes para parto", ambientadas para reproduzir o conforto de casa. Uma banheira de hidromassagem ajuda a relaxar durante as contrações leves. Os armários e a cabeceira da cama em madeira clara em nada lembram um centro cirúrgico convencional. Na hora H, o local fica irreconhecível: equipamentos e utensílios médicos embutidos saem dos nichos para auxiliar na realização do parto.

Com exceção de 10% do espaço, a Pro Matre foi toda reformada. Segundo o folheto publicitário do local, lá, pai e mãe também ganham "colinho".

Há vários modelos e tamanhos de quartos: em todos, os banheiros são em mármore branco. A suíte master, também conhecida como "suíte dos famosos" --várias celebridades, diz-se, já tiveram filhos lá--, tem 70 metros quadrados e custa R$ 1.530 a diária, o triplo de um quarto standard. Além do quarto, há banheiro, sala de estar e terraço climatizados. Os móveis de uma das melhores lojas de decoração do país, o piso em madeira clara e o teto rebaixado lembram um charmoso apartamento. Duas televisões de plasma ajudam a distrair paciente e acompanhantes durante a estadia. Logo acima da TV, um monitor mostra o recém-nascido no berçário.

Para as mulheres que não querem aparecer descabeladas nas fotografias de família, há um serviço delivery de beleza: se a paciente desejar, cabeleireiro, maquiador, massagista e manicure vão até ela.

A empresária Taciana Veloso, 30, teve seu filho na Pro Matre, há um ano e meio, na época da redecoração da maternidade. "Ficou outra coisa. A estrutura é novinha, clarinha, super moderna. Parece um hotel, um apartamento que acabou de ficar pronto."

Para Taciana, esses luxos são importantes numa maternidade, mas, em um hospital comum, não devem ser priorizados. "Quando você vai ter filho, quanto mais bonito for tudo, melhor. Mas, num hospital comum, não dá para dar muita bola para isso."

Ela relata que não usou o serviço de beleza porque passou por cesariana e pôde se preparar para o momento. "Lembro de outras mães que estavam lá e usaram. Uma delas me disse que já saiu dali pronta para a festa de Natal."

Assim como a Pro Matre, o Hospital Santa Rita, também tradicional na cidade, está mudando para se adaptar às novas exigências do mercado. Na ala nova, que será inaugurada na próxima quarta-feira, os banheiros são amplos, com pia de granito e pequenos azulejos coloridos completando a parede branca. A campainha, que comunica o quarto com o setor de enfermagem, funciona com comando de voz. A fachada, em estilo neoclássico, e as portas antigas de madeira foram preservadas. "Há alguns anos, era normal um paciente ficar na enfermaria, com outras pessoas. Agora, os clientes estão muito mais exigentes", afirma Carlos Lichtenberger, diretor do hospital.

Leia mais
  • Hospitais de São Paulo oferecem suítes cinco estrelas
  • Hospital mantém pista de cooper e passeios culturais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Pro Matre
  • Leia o que já foi publicado sobre o hospital Albert Einstein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página