Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2007 - 10h55

Paciente participa de estudo na USP sobre estimulação magnética

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Uma mudança de layout no ambiente de trabalho desencadeou fortes incômodos no securitário Benício Gomes, 42. "Passei a me preocupar com a simetria, a contar e a recontar tudo."

Uma médica suspeitou de estafa e receitou energéticos, mas os sintomas só pioraram. "Comecei a perder tempo. Gastava uma hora e meia refazendo um cálculo que podia ser finalizado em minutos." O diagnóstico correto só veio há seis anos: TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).

Julia Moraes/Folha Imagem
Benício Gomes, que integra uma pesquisa sobre a EMTr para portadores de TOC
Benício Gomes, que integra uma pesquisa sobre a EMTr para portadores de TOC
Afastado do trabalho há mais de três anos, ele já travou várias batalhas contra a doença. Usou medicamentos antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos e estabilizadores de humor, mas nada trouxe alívio.

"Transportei os rituais do trabalho para casa. Já quebrei a fechadura de tanto checar se a porta estava trancada. Abro o capô do carro e verifico todas as mangueiras. Rezo compulsivamente pela segurança da minha filha", relata.

Há três dias, ele fez sua primeira avaliação depois de começar a fazer parte de uma pesquisa conduzida no Hospital das Clínicas da USP. O objetivo do estudo é testar a eficácia da estimulação magnética transcraniana em portadores desse transtorno que não respondem a medicações.

Os resultados do tratamento ainda não são evidentes para Gomes, mas ele seguirá fazendo as sessões. "Qualquer retorno que me devolva o bem-estar será válido. Quero melhorar o convívio com a minha família, retomar minhas atividades normais e voltar a trabalhar.

Leia mais
  • Tratamento por estimulação magnética ainda necessita de diretrizes
  • Estimulação magnética pode tratar doenças psíquicas como depressão

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre estimulação magnética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página