Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2007 - 09h10

Confira dicas simples de mudanças em sua casa para uma vida sustentável

Publicidade

TATIANA DINIZ
AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

Em casa

- Economize água
Diminua o tempo dos banhos, feche a torneira enquanto escova os dentes, use regador em vez de mangueira, varra a calçada em vez de lavá-la. De acordo com dados do International Hydrological Programme da Unesco, 97,5% da água do planeta é salgada. A água doce só representa 2,5% e está, em sua maior parte, nas calotas polares. Apenas 0,3% encontra-se acessível em lagos, rios e lençóis subterrâneos. Com a poluição dessas fontes, a escassez de água no planeta é uma preocupação mundial. Leve-a para casa.

- Separe o lixo
Mesmo que a sua cidade não ofereça serviços de coleta seletiva, separe o lixo em casa e descubra para onde você pode levar material reciclável como vidro, plástico, metal e papel. Tenha especial cautela com lixos poluentes como lâmpadas com mercúrio, pilhas ou baterias usadas, que não podem ser misturados ao lixo comum. O mau gerenciamento dos resíduos da atividade humana é uma das causas diretas do aquecimento global.

- Desplugue
Embora seja menos impactante do que a queima de combustível fóssil, o modo de produção da energia hidrelétrica largamente usado pelo Brasil também é desfavorável à natureza. Tire os eletrodomésticos da tomada enquanto estão desligados e evite deixar equipamentos no modo "standby", que ainda significa consumo. Prefira eletrodomésticos economizadores de energia.

- Certifique-se da madeira
Na hora de comprar móveis de madeira, procure saber de onde vem a matéria-prima. Prefira móveis certificados (selo FSC) e oriundos de florestas de manejo sustentável. Dessa forma, você age diretamente contra o desmatamento e pela preservação das florestas brasileiras.

-Tenha plantas
Nos jardins, nos quintais, nas sacadas, na calçada, na sala do apartamento, no hall do prédio. Plantas significam mais qualidade no ar e menos poluição. Podem ainda significar alimentos frescos para quem mantém pequenas hortas em casa.

Fontes: "Carta das Responsabilidades - Vamos Cuidar do Brasil", escrita por crianças brasileiras durante 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente; Douglas Trent, ecólogo pela Kansas University (EUA); Ecolatina; Glen Strachan, Gillian Symons, Ros Wade, tutores e alunos do Educational for Sustainability Programme da London South Bank University (Inglaterra); Rachel Trajber, coordenadora-geral de educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação; Raquel Biderman, advogada do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP.

Leia mais
  • Confira dicas simples para uma vida sustentável no dia-a-dia
  • Confira dicas simples para uma vida sustentável no escritório
  • Confira dicas simples para uma vida sustentável na hora das compras
  • Veja o que é possível mudar no dia-a-dia para frear o aquecimento global
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aquecimento global
  • Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página