Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2007 - 15h50

Conheça a raça dos cães da rainha Elizabeth 2ª

Publicidade

MAYRA STACHUK
da Revista da Folha

Com um jeito de raposa atarracada e menos de meio metro de altura, o welsh corgi pembroke não tem exatamente o estereótipo de um cachorro de madame --muito menos de rainha. Mas a raça é a preferida da monarca Elizabeth 2ª. Os animais, como pode ser visto no filme "A Rainha", em cartaz com Helen Mirren, são os únicos capazes de amolecer a frieza real britânica.

Divulgação
Cena do filme "A Rainha", com Helen Mirren e os quatro welsh corgi
Cena do filme "A Rainha", com Helen Mirren e os 4 welsh corgi
O primeiro exemplar, Elizabeth ganhou do pai, o rei George 6º, em 1934. Hoje, Sua Majestade divide os tapetes vermelhos do palácio Buckingham com quatro deles, Swift, Emma, Linnet e Pharos.

Originária do condado de Pembrokeshire, no País de Gales, a raça chegou ao Brasil em 2000, vinda da Pensilvânia, nos EUA. "Trouxemos uma fêmea, para ver se ela se adequava ao clima, depois veio o macho", conta Walter Gentil, proprietário do canil Golden Goff Corgi, o primeiro do país especializado na raça. "Como são de origem nórdica, eles têm pelagem dupla. Poderiam não se acostumar ao calor", explicou.

Apesar de serem pastores, os welsh corgi se adaptam muito bem a apartamento, segundo o criador. "Mas é preciso levá-los para passear pelo menos duas vezes por dia, pois são muito ativos", diz. O sedentarismo pode desencadear a obesidade, principal doença para a qual a raça é propensa, seguida pelo glaucoma.

Fora isso, os "cães reais", como costumam ser chamados, são dóceis, inteligentes --11º lugar na classificação "A inteligência dos Cães", livro-referência de Stanley Coren-e se relacionam bem com crianças. Também não exigem cuidados especiais: apenas escovação semanal dos pêlos.

Além do pembroke, há outra variedade de welsh corgi, chamada cardigan, que teria sido levada para a Grã-Bretanha pelo celtas, por volta de 1.200 a.C.

Raio-X da raça

Origem: Grã-Bretanha
Tamanho: de 25 cm a 30 cm
Peso: de 10 kg a 12 kg
Pelagem: uniforme; vermelha, fulva (amarelo queimado), fulva preta e fogo
Temperamento: Inteligente, ativo e dócil; gosta de crianças; é fiel ao dono; é indicado para apartamento, mas precisa de espaço e deve passear regularmente; boa companhia
Preço: R$ 3.000(macho); R$ 4.000 (fêmea)

Esta reportagem foi publicada pela Revista da Folha em 25/02/2007

Leia mais
  • Gatos dão saltos radicais, planam e sobrevivem às quedas
  • Donos de animais recebem ajuda para lidar com morte de cães e gatos
  • Qualidade do ar afeta a saúde dos animais domésticos
  • Vegetarianos transferem estilo de alimentação aos animais
  • Mande a imagem do seu animal de estimação para a Folha Online
  • Livros ajudam a entender e trazem curiosidades sobre mundo dos gatos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre bichos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página