Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pan-Americano 2003

Frases

Sempre fiz os índices e conquistei minha vaga na piscina. Nunca dependi de convites ou de favores. Estou no Pan porque ainda sou um dos melhores"
Nadador Gustavo Borges, que o brasileiro recordista de medalhas em Pan (4.ago)

Não esperava ganhar tanta coisa aqui em Santo Domingo. Meu desempenho foi acima de todas as expectativas. A competição foi muito desgastante, senti o calor mas isso não é desculpa. Dei uma relaxada no final e o americano me passou"
Atirador Rodrigo Bastos, que ganhou medalha de prata na fossa olímpica (3.ago)

Acho que essa medalha é fruto de um trabalho sério e planejado, que só foi possível a partir da implantação da equipe olímpica permanente, há cinco meses"
Técnico da equipe brasileira de ginástica, Leonardo Pinto, surpreso com a medalha de prata obtida pelo time masculino (3.ago)

Apresentamos formalmente os mais enérgicos protestos pela maneira desrespeitosa como foi tratado nosso símbolo nacional ao ser entregue pelo Copan, ao porta-bandeira Maurício, uma bandeira do Brasil desfigurada, fora dos padrões oficiais, em flagrante e inaceitável atitude, durante a cerimônia de abertura"
Presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, exigindo um pedido de desculpas por causa da falta de padrão da bandeira nacional no desfile de abertura do Pan (2.ago)

No final da penúltima luta, minha pressão arterial baixou e acabou com o meu jogo. Dava pra continuar lutando, mas ficou difícil com o forte calor"
Esgrimista Élora Pattaro, que era uma das esperanças do país de subir ao pódio na esgrima, após ser eliminada na disputa do sabre (2.ago)

Recebemos as roupas só aqui, na República Dominicana. Quando treinamos, percebemos que não funcionaria nos jogos. O maiô de pólo não pode ter decote nas costas. Pedimos para trocar imediatamente"
Mariana Tonetti Roriz, capitã da equipe de pólo aquático, que foi uma das atletas que reclamaram do maiô "fashion" feito pelo estilista Alexandre Herchcovitch (2.ago)

Vou mostrar [em Santo Domingo] que foi injusto terem colocado toda aquela responsabilidade nas costas de uma menina de 14 anos. Depois [que não ganhei medalha individual], todos caíram em cima de mim"
Ginasta Daniele Hypólito, referindo-se à pressão que sofreu após o fraco desempenho no Pan-99 (2.ago)

Todo mundo está com o moral um pouco baixo. Foi um golpe que atingiu todo mundo"
Técnico de Maurren Higa Maggi, Nélio Moura, sobre a possibilidade da suspensão imposta pela Iaaf à atleta Maurren Magi interferir no desempenho da equipe brasileira no Pan (1º.ago)

Já tive várias contusões, como na Olimpíada [de Sydney-2000], mas este é o momento mais difícil da minha carreira. Mas sempre me recupero bem e vou me recuperar disso também"
Saltadora Maurren Maggi, em coletiva de imprensa, após ser suspensa de forma provisória pela Iaaf (1º.ago)

Existe algum problema. A base da pirâmide não tem recebido muita ajuda. Eu, para competir, tenho patrocínio de uma empresa italiana. Não fosse assim, talvez nem estivesse aqui"
Iatista Maurício Santa Cruz, afirmando que não recebeu dinheiro da Lei Piva (1º.ago)

A maioria dos atletas aceita isso [deixar de disputar provas], mas também pode ser suspensa provisoriamente se se recusar a parar de competir"
Nick Davies, porta-voz da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), aconselhando a saltadora Maurren Maggi a desistir do Pan (31.jul)

Nosso grande objetivo neste ano é o Pré-Olímpico. Mas é lógico que o Sul-Americano e o Pan são dois degraus importantes nessa escada. No Uruguai, se ficarmos abaixo do segundo lugar, é melhor eu nem voltar. Vou para a Patagônia"
Aluísio Ferreira, o Lula, técnico da seleção brasileira masculina de basquete, sobre o planejamento para 2003 (22.jul)

Em todos os locais de competição haverá geradores de emergência para evitar o caos"
José Joaquín Puello, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, sobre os apagões, que têm se tornado rotina na República Dominicana (20.jul)

A maioria dos atletas da seleção brasileira era do Vasco. Lamentavelmente, os poderes constituídos não colocaram a importância do projeto acima de vaidades pessoais"
Hélio Rubens, técnico de basquete e antigo coordenador do projeto olímpico do Vasco, sobre o fim dos investimentos do clube nessas modalidades (20.jul)

Não tínhamos ajuda de ninguém, do governo, do COB, nada, nada. O jeito era tirar do futebol para investir. Só que, quando o futebol não dá, você corta tudo"
Eurico Miranda, presidente do Vasco, sobre o fim do projeto olímpico (20.jul)

Quero tudo o que é meu... Vou pôr [o Vasco] no pau. E o Vasco está devendo para pelo menos mais uns três lutadores"
Laudelino Barros, boxeador, sobre a falta de pagamento do Vasco (20.jul)

É um esporte cujo critério de avaliação é muito subjetivo. Precisamos aparecer para o mundo, ganhar tradição, e só depois pensarmos em melhores resultados. Dá pra dizer, porém, que somos candidatos ao pódio no Pan"
Sônia Hercowitz, que coordenadora da equipe brasileira de nado sincronizado (20.jul)

Quero dizer que as instalações de Santo Domingo estão no mesmo nível dos Jogos Olímpicos"
Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa, (Organização Desportiva Pan-Americana) (18.jul)

É importante ter claro que vocês não vão para uma guerra, mas para uma disputa esportiva"
Luís Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, no encontro com a delegação que vai ao Pan (17.jul)

Muita coisa mudou de Winnipeg para cá. Alguns esportes ganharam uma conotação muito mais profissional, e por isso foi necessário aumentar o número de técnicos"
Marcus Vinicius Freire, chefe da delegação na República Dominicana, sobre o inchaço da delegação brasileira, que será representada por 721 pessoas, sendo 242 na "equipe de apoio" (17.jul)

Vários jogadores que poderia convocar foram chamados pelo Ricardo Gomes para a Copa Ouro, que é importante para o amadurecimento desses garotos, que, em breve, estarão na seleção principal. Para o Pan, temos um grupo igualmente forte e que fará uma excelente participação"
Valinhos, técnico da seleção brasileira sub-20 masculina de futebol, sobre a convocação (16.jul)

Esperamos trazer mais um ouro"
Escadinha, líbero da seleção brasileira de vôlei que conquistou o Campeonato Mundial-02 e a Liga Mundial-03 (25.jul)

Sempre que for necessário, vou aprovar as mudanças. Não poderíamos deixar um tricampeão pan-americano, como o Eronilde, de fora. Esse é um critério universal. Corrigimos uma omissão. Não importa se ela foi feita após alguns meses"
Roberto Gesta de Melo, presidente da CBAt, sobre a alteração nos critérios de seleção para o Pan (15.jul)

É um momento importante. Será meu último Pan. Tenho certeza de que posso conseguir pelo menos mais duas medalhas e aumentar meu recorde"
Gustavo Borges, nadador brasileiro (13.jul)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).