BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Esporte > Copa Mercosul
BUSCA
  Curiosidades

Domínio Brasileiro
Apenas clubes brasileiros chegaram à final da Copa Mercosul nas três edições anteriores do torneio. E o Palmeiras esteve presente em todas as elas. Em 1998, contra o Cruzeiro, em 1999, contra o Flamengo, e no ano passado, com o Vasco.

Artilheiros
A supremacia brasileira também fica evidente entre os artilheiros. Nos três anos, o principal goleador do torneio foi um jogador de equipes do país. Em 1998, Alex (Palmeiras) e Fábio Júnior (Cruzeiro) foram os maiores goleadores, com seis gols. No ano seguinte, Romário (Flamengo) fez oito. Em 2000, agora no Vasco, Romário alcançou a artilharia novamente, com 11.

Romário
No ano passado, o atacante vascaíno se tornou o maior artilheiro da competição sul-americana. O veterano jogador marcou 11 gols na campanha vitoriosa da equipe de São Januário. Foi o segundo ano consecutivo que ele terminou como goleador. Em 1999, marcou oito pelo Flamengo. Somado os quatro gols marcados na primeira edição, Romário já fez 23 gols na Mercosul.

Virada
Em 2000, o Vasco alcançou o título do torneio após conseguir uma virada histórica contra o Palmeiras, no estádio do Parque Antarctica. O time carioca terminou o primeiro tempo perdendo por 3 a 0, mas na etapa final _com três gols de Romário e um de Juninho Paulista_ virou o jogo, garantindo a conquista inédita.

Palmeiras
A equipe palmeirense, que conquistou o título da primeira edição da Copa Mercosul, realizou a melhor campanha entre os três campeões do torneio. Em 13 jogos, o Palmeiras alcançou 11 vitórias, um empate e um derrota _aproveitamento de 87,17%.

Estréia
Das 15 equipes que participam da Copa Mercosul este ano, apenas o Talleres (ARG) nunca disputou a competição. A equipe entrou no lugar do Rosario Central, que não fez uma boa campanha no último Campeonato Argentino.

Liderança
O Palmeiras é a equipe que mais jogos disputou pela Mercosul. A equipe paulista entrou em campo 38 vezes nas três primeiras edições do torneio. Os palmeirenses lideram o ranking com 24 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Cruzeiro, Vasco e Flamengo aparecem, respectivamente logo atrás.

Brasil
Oito clubes do país já participaram da competição: Os paulistas Corinthians, São Paulo, Palmeiras; os cariocas Vasco e Flamengo; os mineiros Atlético-MG e Cruzeiro; e o Grêmio, do Rio Grande do Sul.

Retorno
O Grêmio, que ficou de fora da Copa Mercosul do ano passado, sendo substituído pelo Atlético-MG, retorna à competição. O time gaúcho se junta ao São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Flamengo e Cruzeiro, que participaram das três edições do torneio.

 
 
 Copa Mercosul
Fase final
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Artilheiros
Regulamento
Campeões
Curiosidades
História
Desempenho 1998-2000
Grupos de discussão
Enquete

Notícias   

17/04/2003

00h20 Estatuto não cita em nenhum momento a palavra "futebol"

00h19 Estatuto do Torcedor preocupa modalidades olímpicas

00h15 Las Vegas assiste ao adeus de Baloubet du Rouet

00h12 Corinthians descarta empréstimo de Allann Delon

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página