Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2006 - 12h35

Togo e Costa do Marfim podem igualar pior campanha africana em Copas

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Derrotados nas duas primeiras rodadas da Copa do Mundo da Alemanha, Togo e Costa do Marfim podem igualar o pior desempenho de um estreante do continente africano em Mundiais, que aconteceu justamente em campos alemães, em 1974.

Nesta segunda-feira, a equipe togolesa perdeu da Suíça por 2 a 0, em Dortmund, e já não tem mais chances de se classificar às oitavas-de-final. Na estréia do Grupo G, os togoleses tinham perdido da Coréia do Sul por 2 a 1.

Já a Costa do Marfim, apesar de ter apresentado um futebol bonito, foi derrotada por Argentina e Holanda, ambas por 2 a 1, pelo Grupo C, e também está fora da disputa por uma vaga na próxima fase.

Os marfinenses encerram sua participação no Mundial nesta quarta-feira, contra a Sérvia e Montenegro, em Munique. Já Togo se despede da competição contra a França, na sexta-feira, em Colônia.

Em caso de derrota, Togo e Costa do Marfim irão igualar a marca negativa do Zaire (atual República Democrática do Congo), único africano a perder seus três jogos em sua primeira participação em Copa.

Em 1974, o Zaire foi eliminado ainda na primeira fase após perder de Escócia (2 a 0), Iugoslávia (9 a 0) e Brasil (3 a 0). Foi a única participação do país, hoje chamado de República Democrática do Congo, em Mundiais.

Até hoje, apenas mais uma seleção africana foi eliminada na primeira fase após três derrotas, mas não em seu ano de estréia. Em 1994, na terceira participação em Mundiais, Marrocos perdeu de Bélgica (1 a 0), Arábia Saudita (2 a 1) e Holanda (2 a 1).

Leia mais
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Togo 0 x 2 Suíça
  • Suíça vence Togo e joga pelo empate contra Coréia para se classificar

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página