Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 13h04

Desde 1986, Copa vê seleção africana nas oitavas-de-final

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Com a vitória sobre os EUA por 2 a 1, em Nuremberg, pelo Grupo E, Gana se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Mundo e manteve a tradição africana de ter uma seleção na segunda fase desde 1986.

Os ganenses, que disputam pela primeira vez o Mundial, ficaram em segundo no Grupo E, com seis pontos, um atrás da líder Itália. Gana pode ser o rival da seleção brasileira se o time de Carlos Alberto Parreira confirmar o primeiro lugar.

Em 1986, no México, a seleção do Marrocos terminou na primeira colocação do Grupo F, que contava com Inglaterra, Portugal e Polônia, mas acabou perdendo nas oitavas-de-final para a ex-Alemanha Ocidental por 1 a 0.

Em 1990, o destaque da África foi Camarões, que chegou até as quartas-de-final. Os camaroneses, que terminaram em primeiro no Grupo B, foram responsáveis por algumas das surpresas do torneio, como a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina.

No Mundial dos EUA, em 1994, uma seleção africana também terminou em primeiro em seu grupo. A Nigéria fechou com líder da Chave D, à frente da Argentina, mas acabou eliminada pela Itália nas oitavas-de-final.

Em 1998, a Nigéria também foi a representante da África nos mata-matas --perdeu da Dinamarca nas oitavas-de-final. Em 2002, o estreante Senegal fez uma campanha ainda melhor ao colocar a África nas quartas --perdeu da Turquia.

Leia mais
  • Gana assegura segundo posto e deve cruzar caminho da seleção brasileira
  • Gana mantém escrita de Copa ter estreante na 2ª fase desde 1986
  • Gana vence, mantém tradição africana e pode pegar o Brasil

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página