Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 18h18

Aliviado, Ronaldo evita usar gols para responder aos críticos

Publicidade

da Folha Online

Autor de dois gols na goleada do Brasil por 4 a 1 sobre o Japão, o que lhe dá a marca de maior artilheiro da história das Copas do Mundo -- ao lado do alemão Gerd Müller--, o atacante Ronaldo procurou não fazer do feito uma resposta aos críticos.

O jogador foi muito questionado por suas últimas atuações pela seleção brasileira, sendo, inclusive, alvo de muitas críticas por seu peso. Mas o atacante apenas destacou sua paciência.

"Paciência é a palavra da minha vida, já que é algo que sempre tive, e agora não foi diferente. Eu soube sair de um momento difícil e das críticas. Fiz gols em um jogo difícil, e isso me deu confiança", disse Ronaldo, logo após o fim da partida.

"Hoje é um dia feliz, e quero comemorar com minha família e meus companheiros. Vou dedicar meus gols ao meu filho, que esteve acompanhando o jogo hoje", continuou.

O jogador do Real Madrid anotou o primeiro e o quarto gol da seleção na goleada sobre os japoneses. Com isso, o atacante chegou a 14 e se igualou ao alemão Müller, que havia balançado as redes dez vezes em 1970 e quatro em 1974.

Além dos dois tentos que anotou na partida diante do Japão, Ronaldo foi o goleador do Mundial-2002 com oito, dois deles na decisão contra a Alemanha, e fez mais quatro na edição de 1998, na França, quando a seleção foi vice.

Na partida em Dortmund, o centroavante do Brasil deixou para trás na tabela dos maiores goleadores em Mundiais o francês Just Fontaine, que soma 13 gols (todos em 1958), e Pelé, que totaliza 12, em quatro edições do torneio.

Primeira colocada do Grupo F, seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta a seleção de Gana pelas oitavas-de-final. "Estamos no caminho certo. Agora é descansar para nos prepararmos para as oitavas", finalizou Ronaldo.

Leia mais
  • Defesa brasileira atinge maior invencibilidade em Copas
  • Ronaldo se iguala a Müller como maior artilheiro da história das Copas
  • Gilberto mantém tradição brasileira de laterais "goleadores" em Copas

    Especial
  • Opine: quem foi o melhor do Brasil contra o Japão?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página