Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 17h52

Com defesa invicta, Suíça vence Coréia e fica em primeiro no Grupo G

Publicidade

THIAGO BARROS RIBEIRO
da Folha Online

A Suíça venceu a Coréia do Sul por 2 a 0 e garantiu não apenas a classificação como o primeiro lugar do Grupo G do Mundial-06. Com gols de Senderos e Frei, a equipe dirigida por Jakob Kuhn se credenciou para enfrentar a Ucrânia nas oitavas-de-final do torneio.

O placar confirmou o bom momento vivido pelo setor defensivo da Suíça, única seleção que ainda não tomou gols nesta Copa, após três jogos realizados. Além disso, esta é a primeira vez em que a equipe européia consegue vencer dois confrontos num Mundial desde 1954, ano em que sediou a competição, o que sacramenta o melhor início suíço numa Copa do Mundo.

Já a Coréia do Sul não conseguiu repetir o bom desempenho de quatro anos atrás, quando, atuando em casa, atingiu as semifinais da Copa. Jogando na Europa, os asiáticos não foram capazes de quebrar a tradição de nunca terem conseguido passar da etapa inicial de um Mundial fora de seu continente.

Na partida de hoje, a Suíça começou melhor e abriu o placar aos 23min, numa cabeçada do zagueiro Senderos. Em desvantagem, os sul-coreanos esboçaram uma recuperação ainda no fim da primeira etapa, mas não mantiveram o ritmo na segunda etapa. Aos 32min, o atacante Frei se aproveitou de um lance confuso e fechou o placar.

O jogo

Embora precisasse apenas de um empate para se classificar, enquanto os sul-coreanos necessitavam da vitória para não dependerem do resultado entre França e Togo, a Suíça foi que começou ficando mais tempo com a posse de bola. Aos 10min, o meia Barnetta recebeu de Frei, mas foi travado quando se preparava para concluir ao gol.

Aos 23min, a Suíça chegou com mais força e conseguiu abrir o marcador. O lateral-direito Degen bateu falta pela direita e o zagueiro Senderos subiu bem de cabeça, mandando no canto esquerdo alto do goleiro Lee Woon-jae. Pela terceira vez no Mundial, a Coréia saía atrás no placar.

Até os 40min, a Suíça controlava o jogo, chegando vez por outra, como aos 37min, em falta cobrada por Yakin, da meia-direita, que o goleiro asiático mandou para escanteio, ou aos 39min, de novo com Yakin, que aproveitou rebote da zaga sul-coreana e chutou forte. A bola passou rente à trave esquerda.

Nos cinco minutos finais, a Coréia melhorou bastante, Aos 41min, a defesa suíça errou na saída de bola e Lee Chun-soo mandou de fora da área, exigindo que o goleiro Zuberbühler mandasse para escanteio. Na cobrança, quase surgiu o empate, após lance confuso na pequena área, em que Kim Jin-kyu acabou chutando sobre o travessão.

Pouco depois, aos 45min, Lee Chun-soo aproveitou-se de uma bola recuperada e atirou da entrada da área. Zuberbühler novamente interveio e o placar se manteve até o fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, a Coréia reclamou de um pênalti, aos 9min, quando a bola tocou no braço de um defensor adversário, mas o árbitro argentino Horacio Elizondo não apitou. Quem chegou com mais perigo, entretanto, foi a Suíça, com o atacante Frei, num chute cruzado, aos 11min, que passou à direita do gol.

Aos 19min, em jogada pela direita, Frei recebeu de Cabañas e novamente assustou o goleiro Lee Woon-jae, mandando um foguete na trave esquerda.

A Coréia chegou aos 21min, após cobrança de escanteio, obrigando Zuberbühler a espalmar bem um cabeceio vindo do meio da área.

Mas quem chegou ao gol foi a Suíça, aos 32min. Após um bate-rebate próximo à área asiática, o sul-coreano Lee Ho tocou para trás e, com isso, tirou Frei da posição de impedimento em que se encontrava. Sozinho na área, o atacante teve tempo para driblar o goleiro, antes de tocar para o gol vazio.

Depois disso, a Coréia ainda teve uma boa chance de diminuir aos 38min, mais uma vez depois de um escanteio, em que Kim Jin-kyu chutou, a bola desviou num defensor suíço e tocou no travessão antes de sair. Porém, não teve forças para fazer sequer um gol e, assim, despediu-se dos gramados alemães antes do que desejava.

Especial
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Coréia do Sul 0 x 2 Suíça
  • Veja o perfil da seleção da Suíça
  • Veja o perfil da seleção da Coréia do Sul
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grupo G
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página