Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 17h57

Seleção francesa não perde para a Itália há 28 anos

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

A França, que se classificou nesta quarta-feira para a final da Copa do Mundo ao ganhar de Portugal por 1 a 0, em Munique, tem retrospecto favorável contra a Itália, rival na final do Mundial, no domingo, em Berlim.

O último triunfo italiano foi justamente por esta competição --em 1978, ganhou por 2 a 1 pela primeira fase da Copa da Argentina. Depois, foram seis partidas, incluindo duas em Mundiais, com quatro vitórias francesas e dois empates.

Em 1982, os Bleus (azuis) venceram amistoso por 2 a 0, em Paris. Quatro anos depois, na Copa do México, repetiram o mesmo placar em duelo pelas oitavas-de-final. Em 1998, em outro duelo em Copa, mas nas quartas, a França ganhou nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 0 a 0, e seguiu rumo à conquista do título.

O último jogo foi na final da Eurocopa-2000, e os franceses venceram por 2 a 1. No período de jejum da Azzurra, aconteceram ainda dois amistosos --em 1994, vitória da França por 1 a 0, em Nápoles, e em 1997, empate por 2 a 2, em Paris.

Apesar do retrospecto favorável à França nas últimas décadas, a Itália leva vantagem no confronto. Até hoje, foram 32 partidas, com 17 vitórias italianas, oito empates e sete triunfos franceses.

Leia mais
  • Algoz de brasileiros, França vence Portugal de Scolari e faz final com Itália
  • França mantém tabu de 31 anos sem perder para Portugal
  • Portugal era o "patinho feio", declara Luiz Felipe Scolari
  • Barthez atinge 10º jogo sem levar gol em Copas e iguala recorde de Shilton

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página