Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 19h25

"Agora podem falar que é o último jogo de Zidane", diz técnico francês

Publicidade

da Folha Online

"Agora sim, vocês podem falar que é o último. Dessa vez é o último jogo de Zidane", disse o técnico francês, Raymond Domenech, depois da vitória de 1 a 0 contra Portugal na partida de semifinais da Copa do Mundo, em que a França garantiu sua vaga na final do torneio.

Zinedine Zidane, que fez o gol do jogo desta quarta-feira numa cobrança de pênalti, anunciou em abril deste ano que se aposentaria depois da Copa do Mundo. Desde o início do torneio, os rivais --e a imprensa dos países que enfrentaram os franceses-- vinham provocando o jogador e anunciando uma antecipação da aposentadoria.

Isso ocorreu inclusive na primeira fase do torneio, quando a seleção francesa esteve numa situação difícil para se classificar --e Zidane levou o segundo cartão amarelo, desfalcando a equipe no último jogo da fase inicial.

No entanto, para Domenech o jogo da final da Copa do Mundo não é uma festa para Zidane. É a oportunidade de a França buscar seu segundo título mundial. "Não é o último jogo de Zidane, é a final da Copa do Mundo", apontou o técnico.

"E é isso que ele [Zidane] quer. Que seja a final da Copa do Mundo contra a Itália. Ele também não quer misturar as coisas. Ele não veio jogar sua aposentadoria, mas sim a Copa do Mundo", afirmou Domenech.

"Acho que para outros também é o último jogo. Hoje, para alguns poderia ter sido o último jogo, havia jogadores pendurados com cartão amarelo. Se os jogadores pensam sobre isso, e isso ajuda, melhor, mas o objetivo não é esse. É ganhar a Copa do Mundo", afirmou o treinador.

Lilian Thuram e Makelele anunciaram que devem deixar a seleção da França depois da Copa do Mundo. Zidane, no entanto, anunciou também sua aposentadoria do futebol de clubes, em que atuava pelo Real Madrid, sendo uma das grandes personalidades do futebol atual.

"O Zidane é campeão do mundo, é uma estrela de verdade, no bom sentido, aquele que sempre traz algo para o time e que permite que o público francês continue sonhando", elogiou Domenech. "E isso não data de hoje, mas de um pouco mais de 10 anos para cá", disse.

Zidane atua na seleção francesa desde 1994. Ele jogou no time campeão mundial em 1998 e fará seu último jogo de futebol profissional no domingo, contra a Itália, pela final da Copa do Mundo, às 15h (horário de Brasília).

Leia mais
  • Algoz de brasileiros, França vence Portugal de Scolari e faz final com Itália
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Portugal 0 x 1 França
  • Scolari se irrita com juiz e diz Portugal era "patinho feio"

    Especial
  • Opine: para quem você vai torcer na final da Copa?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página