Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2006 - 10h25

"Em casa", Schumacher vence etapa da Itália e encosta em Alonso

Publicidade

da Folha Online

No dia em que anunciou sua aposentadoria da F-1, Michael Schumacher faz sua parte dentro das pistas e segue em busca de seu oitavo título mundial da categoria. Neste domingo, o alemão ganhou a etapa da Itália, disputada no circuito de Monza, e reduziu para apenas dois pontos sua diferença para o líder Fernando Alonso.

Schumacher aproveitou a sua 90ª vitória na carreira, a quinta em Monza, para confirmar que esta será a sua última temporada como piloto na principal categoria do automobilismo mundial.

Com o triunfo deste domingo, o sexto no ano, o piloto da Ferrari chegou aos 106 pontos, contra 108 do espanhol da Renault, que não terminou a prova após o motor do seu carro quebrar quando restavam dez voltas. Faltam três provas para o término da temporada --China, Japão e Brasil.

Kimi Raikkonen (McLaren), que deverá ser o substituto de Michael Schumacher na Ferrari, terminou em segundo, enquanto o polonês Robert Kubica (BMW) ficou com a terceira posição.

"Em casa", Schumacher demonstrou mais uma vez todo o seu talento e contou com uma certa dose de sorte. Talento por causa de sua tranquilidade para permanecer em segundo, aguardando o finlandês Kimi Raikkonen parar nos boxes.

O piloto da McLaren abasteceu primeiro, enquanto o alemão usou a famosa estratégia de ganhar preciosos segundos com algumas voltas rápidas. Deu certo. Ao fazer sua parada, Schumacher voltou à frente do finlandês. A partir daí, não largou mais a primeira colocação.

A sorte, que já havia ocorrido no sábado com a punição imposta ao seu rival Fernando Alonso, que foi obrigado a largar na 10ª posição --atrapalhou Felipe Massa em sua última volta rápida--, voltou a aparecer quando restavam dez voltas.

Após uma prova de recuperação, Alonso, que estava em terceiro, viu o motor de seu carro explodir e acabar com as possibilidades de evitar uma aproximação ainda maior de Schumacher. Não conseguiu e ainda ouviu a comemoração dos milhares de torcedores da Ferrari vibrarem no circuito. Agora a diferença é de apenas dois pontos.

De qualquer forma, o alemão ainda disputará mais três provas em sua vitoriosa carreira. Durante toda a semana, ele assegurou que anunciaria seu destino ainda neste domingo. E anunciou durante a entrevista coletiva.

Com isso, o brasileiro Felipe Massa permanecerá como titular da escuderia e terá como companheiro Kimi Raikkonen. Coincidentemente num final de semana que conheceria o seu futuro, Massa não esteve bem.

Ao contrário da Turquia, quando fez a pole e venceu sua primeira etapa na carreira, sequer pontuou. Ficou em 9º lugar e permanece em terceiro, com 62 pontos.

Outro brasileiro da categoria, Rubens Barrichello (Honda) largou em oitavo e conseguiu terminar na sexta colocação, somando mais três pontos --tem 25 pontos.

Leia mais
  • Schumacher anuncia aposentadoria, e Massa permanece na Ferrari

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Felipe Massa
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Schumacher
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página