Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 05h43

Brasil perde para Rússia e leva prata no Mundial de vôlei feminino

Publicidade

da Folha Online

A Rússia venceu o Brasil e acabou com o sonho do time de José Roberto Guimarães de conquistar pela primeira vez o ouro no campeonato Mundial feminino de vôlei, em Osaka, no Japão. As brasileiras perderam por 3 sets a 2, com parciais de 15/25, 25/23, 25/18, 20/25 e 15/13.

A derrota para a Rússia reprisou o "trauma de Atenas", ocorrido nas Olímpiadas de 2004, quando uma vitória das russas de virada eliminou o Brasil da disputa pelo ouro.

O Brasil começou bem a partida desta quinta-feira, vencendo o primeiro set com vantagem de dez pontos. Aos poucos, os ataques das gigantes russas passaram a furar o bloqueio brasileiro. No final do segundo set, as brasileiras ainda lideravam por 23 a 21 pontos, mas a Rússia reagiu e venceu por 25 a 23.

Após perder o terceiro set, as brasileiras reagiram e conquistaram a vitória no quarto. A disputa no tie-break foi acirrada, de empate em empate, até terminar com a vitória russa. O Brasil ficou com a medalha de prata do Mundial.

Foi a primeira derrota das brasileiras na competição. Invicta no campeonato até então, a seleção já havia vencido a Rússia, por 3 sets a 1, no último domingo (12).

Na primeira partida contra a Rússia, porém, o time europeu jogou desfalcado de sua principal atacante, Sokolova, que havia sofrido uma lesão na coxa esquerda.

O próprio treinador brasileiro, José Roberto Guimarães --que também dirigia o Brasil na época do "trauma de Atenas"--, já havia declarado que considerava Sokolova a melhor jogadora de vôlei da atualidade.

"Foi um pecado não ter levado esse título para o Brasil, mas o time honrou a camisa", disse Zé Roberto à Sportv, após a partida.

Para o treinador, a seleção jogou bem, mas faltou amadurecimento para lidar com as pressões de final de campeonato. "É um time jovem e precisa ainda amadurecer, principalmente em momentos como esse", afirmou.

O treinador elogiou várias vezes o desempenho das jogadoras durante a entrevista. "Estou muito feliz com o que elas apresentaram. Só tenho a agradecer este grupo, que foi maravilhoso", disse. Segundo Zé, o time "está no caminho certo".

Leia mais
  • Erramos: Brasil perde para Rússia e leva prata no Mundial de vôlei feminino
  • Zé Roberto disfarça, mas "trauma de Atenas" ainda move o Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção feminina de vôlei
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página