Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2007 - 20h08

São Caetano surpreende, goleia São Paulo e está na final do Paulista

Publicidade

da Folha Online

O São Caetano é o primeiro finalista do Campeonato Paulista-07. Neste sábado, em pleno estádio do Morumbi, o time do ABC surpreendeu ao golear o São Paulo por 4 a 1, de virada. O resultado credencia a equipe dirigida por Dorival Júnior a buscar seu segundo título no Estadual --o primeiro foi em 2004.

Diante de um adversário que não perdia em seu estádio desde agosto de 2006 --para o Inter, na final da Libertadores--, o São Caetano precisava da vitória para conquistar uma vaga na decisão. A tarefa ficou ainda mais difícil aos 24min da etapa inicial, quando Ilsinho abriu o placar para os são-paulinos.

Mas os visitantes não se intimidaram e conseguiram reagir ainda no primeiro tempo. Aos 38min, após uma falha na saída de bola, Canindé tocou para Luiz Henrique empatar e equilibrar a partida.

Escalado no esquema 3-5-2, com o zagueiro André Dias no lugar do volante Richarlyson, o São Paulo não conseguia impor seu jogo. Além de ficar com o meio campo enfraquecido --Josué era o único volante-- o time não conseguiu se acertar na marcação.

As falhas não foram corrigidas no intervalo e, no início do segundo tempo, o São Caetano soube aproveitar-se de dois lances para praticamente definir a vitória: aos 9min, o zagueiro Thiago fez 2 a 1, de cabeça. No minuto seguinte, Glaydson fez o terceiro. Douglas, aos 26min, transformou a vitória em goleada.

O resultado do São Caetano, além de histórico, consolida a fama de "carrasco" que o time do ABC tem em partidas contra o São Paulo. Na fase classificatória, a equipe comandada por Dorival Júnior foi a única a vencer o time do Morumbi. No primeiro jogo da semifinal, as duas equipes empataram por 1 a 1.

Na final, o São Caetano enfrentará o vencedor do confronto entre Santos e Bragantino, que acontece amanhã. Na primeira partida, as duas equipes empataram sem gols. O jogos decisivos do Paulista-07 estão marcados para os dias 29 de abril e 6 de maio.

O São Paulo volta a campo na quarta-feira, quando recebe o Audax, do Chile, na briga por uma vaga na segunda fase da Taça Libertadores.

O jogo

O São Paulo precisava apenas de um empate, mas foi quem tomou a iniciativa de atacar no início do jogo. Logo aos 2min, o time comandado por Muricy Ramalho teve ótima chance de abrir o placar. O zagueiro Alex Silva avançou pela direita e cruzou para o centro da área; no rebote da zaga, Ilsinho, sozinho, chutou para fora.

Dois minutos depois, um incidente entre Somália e Miranda interrompeu a partida. Os dois jogadores bateram cabeça em disputa de bola e tiveram de ser atendidos pelos médicos. Depois de atendidos, ambos voltaram ao jogo, com o zagueiro são-paulino usando um "capacete" feito de bandagens.

Aos 10min, o São Paulo teve nova chance de marcar, em cobrança de falta na entrada da área. O goleiro Rogério cobrou bem, mas a bola bateu no travessão do gol defendido por Luiz Silva, saindo pela linha de fundo. Três minutos depois, nova oportunidade para os são-paulinos: após saída de bola errada do São Caetano, Souza arriscou de fora da área. A bola subiu muito e foi para fora.

O São Paulo abriu o placar aos 24min, com Ilsinho. O lateral tabelou com Jadílson na intermediária e chutou forte para fazer o primeiro gol do jogo, seu segundo no Campeonato Paulista-07.

Depois do gol sofrido, o São Caetano lançou-se ao ataque e deixou desprotegida a própria defesa, permitindo que o adversário criasse boas oportunidades de ampliar o placar. O time do Morumbi quase ampliou o placar aos 32min, com Leandro. O atacante arriscou um chute de fora da área, mas a bola passou por sobre o gol do São Caetano. Aos 34min, foi Hugo quem avançou pelo meio da defesa rival, mas não conseguiu concluir.

Quando o São Paulo parecia próximo do segundo gol, o São Caetano conseguiu o empate. Aos 38min, o time de Muricy Ramalho falhou ao tentar puxar um contra-ataque e foi pego de surpresa pelo adversário. Canindé recebeu na ponta esquerda e cruzou para Luiz Henrique, frente a frente com o gol, só empurrar a bola para as redes.

As duas equipes voltaram dos vestiários sem modificações para o segundo tempo. A primeira chance de gol, tal qual na primeira etapa, foi do São Paulo, e aos 2min. Rogério teve boa oportunidade em cobrança de falta, mas chutou longe do gol de Luiz Silva.

Aos 9min, o São Caetano virou o jogo. Após cruzamento para a área, o zagueiro Thiago mergulhou para fazer, de cabeça, o segundo gol do time do ABC na partida. O São Paulo mal teve tempo de se recuperar do susto.

No minuto seguinte, o meia Glaydson deu um chapéu no zagueiro André Dias e, da entrada da pequena área, chutou sem chances de defesa para Rogério.

Em desvantagem no placar, Muricy Ramalho mexeu pela primeira vez no time aos 15min: o atacante Borges substituiu o zagueiro André Dias. Cinco minutos depois, o técnico trocou Jadílson por Júnior e Hugo por Jorge Wagner.

Mais ofensivo, o São Paulo passou a pressionar o adversário, mas não conseguia levar perigo ao gol de Luiz Silva. Aos 26min, foi o São Caetano quem marcou mais uma vez: Somália recebeu na entrada da área e lançou Douglas, que driblou Rogério para fazer 4 a 1.

Nos minutos finais, o São Caetano limitou-se a segurar o resultado. O São Paulo, atordoado, tentou --sem sucesso-- uma reação tardia.

Leia mais
  • Técnico usou "Batalha dos Aflitos" para inspirar São Caetano
  • São Paulo minimiza goleada e evita clima de "tragédia"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia mais notícias no especial do Campeonato Paulista-2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página