Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2008 - 02h39

Delegação espanhola fará minuto de silêncio em Pequim por acidente aéreo

Publicidade

da Efe, em Pequim

A delegação olímpica espanhola fará um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta quarta-feira (20) no aeroporto de Barajas, em Madri, e no qual morreram ao menos 153 pessoas.

Participarão do ato, entre outras personalidades, a ministra da Educação, Política Social e Esportes espanhola, Mercedes Cabrera, o Secretário de Estado para o Esporte, Jaime Lissavetzky, e o presidente do comitê olímpico espanhol, Alejandro Blanco.

O ato ocorrerá às 16h locais (5h de Brasília) na Casa da Espanha em Pequim, e contará com a presença de alguns dos atletas da delegação olímpica que não tiverem competições hoje. A bandeira da Espanha será hasteada a meio-pau na Vila Olímpica.

O acidente ocorreu quando uma aeronave da companhia Spanair, com 172 pessoas a bordo, caiu nesta quarta-feira durante sua manobra de decolagem. O avião, um MD-82 que realizava o vôo JK5022, de Madri a Las Palmas, caiu e pegou fogo pouco depois de decolar, às 14h45 (11h45 no horário de Brasília), no aeroporto de Barajas, em Madri.

Veja a cobertura sobre o acidente em Barajas

Entre os ocupantes, 153 morreram e 19 ficaram feridos, sendo que 16 estão em estado grave.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) negou a solicitação feita por três atletas espanholas para que levassem faixas em sinal de luto nos Jogos de Pequim pelas vítimas do trágico acidente ocorrido no aeroporto de Barajas, em Madri.

As atletas María Vasco, Beatriz Pascual e María José Povés disputaram nesta quinta-feira a prova da marcha atlética de 20 km. "Pedimos que [o COI] permitisse o uso de tarjas pretas e nos disseram que não seria possível. Não sabemos o motivo", disseram à Efe fontes da equipe espanhola de atletismo.

Apesar da recusa, a atleta María Vasco apareceu para dar entrevistas com uma fita preta em sua camiseta, em sinal de luto.

O comitê olímpico espanhol tinha solicitado formalmente ao Bocog, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, que hoje fosse respeitado um minuto de silêncio em todas as competições com atletas espanhóis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página