Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2009 - 20h35

Ferrari festeja fim de racha na F-1, mas alfineta Max Mosley

Publicidade

da Folha Online

A Ferrari divulgou um comunicado nesta quarta-feira comemorando o acordo que impediu que a Fota (associação das equipes) abandonasse a F-1, mas não deixou de alfinetar o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley.

"Hoje a FIA aceitou as propostas da Fota para o Mundial-2010 da F-1. Um campeonato que será gerido, como sugeriu a Fota, com espírito de competição esportiva e tecnológica, com regras claras e fixas e de forma transparente", diz a nota da Ferrari.

"O objetivo é evitar mudanças contínuas decididas por uma só pessoa e gradualmente reduzir os custos, voltando, dentro de dois anos, aos níveis do que se gastava no início dos anos 1990", conclui o comunicado.

Mosley foi o idealizador do teto orçamentário de 40 milhões de libras (R$ 129,6 milhões) para 2010, que iniciou o protesto das equipes contra a FIA e culminou na ameaça da criação de um campeonato paralelo. Com o acordo, o regulamento de 2010 será o mesmo de 2009. Isso significa que o limite não será implementado --pelo menos em 2010.

Mosley também confirmou que não concorrerá à reeleição para a presidência da FIA em outubro desse ano, o que faz parte do acordo com as escuderias da Fota, insatisfeitas com a maneira de governar do dirigente.

Já as escuderias "rebeldes" --Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Red Bull, Toro Rosso, Toyota e Brawn--, que formam a Fota e que prometiam criar um campeonato paralelo, se comprometeram a participar da F-1 até 2012, contrato que será renovado antes desse prazo, de acordo com a FIA.

Comentários dos leitores
É incrível como os céticos não sabem valorizar um trabalho bem feito. Tantas vagas abertas e não preenchidas na F-1 por que os pilotos não tem $$$. Temos um brasileiro há 17 anos correndo que não paga nada, pelo contrário, recebe para estar ali. Mesmo assim não valorizam uma história tão suada, sofrida e batalhada como a do Barrichello, típico brasileiro.
Mas eu esqueci... Tem brasileiro que come sardinha e arrota caviar, ou seja, se identifica em pilotos como o Sr Schumacher que venceu 7 campeonatos. Mesmo que alguns tenham sido anti-éticos, mas enfim, nos calamos para a corrupção não é mesmo?
sem opinião
avalie fechar
Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
""Em seu primeiro rali, Raikkonen bate em árvore e abandona prova""
Todo piloto acha que carro é tudo igual!!!!!! A única coisa em comum, são as 4 rodas somente. No resto um carro de F1 é óleo e o de Rally é água.
8 opiniões
avalie fechar
adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
A formula Um valoriza os grandes talentos....Se o nosso BRUNO SENNA LALLI...for um grande talento...não lhe faltará espaço e equipes interessadas... 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2049)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página