Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2009 - 11h27

Massa deve se recuperar em até seis semanas, diz médico do GP Brasil

Publicidade

da Folha de S. Paulo

O choque entre a mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello e o capacete de Felipe Massa, no último sábado, no treino classificatório do GP da Hungria de F-1, provocou uma concussão no piloto da Ferrari.

Nesse tipo de traumatismo, o cérebro se move dentro do crânio, chegando a rotacionar. "Entre os traumatismos cranioencefálicos, a concussão é a mais leve. A recuperação é completa", disse Dino Altman, diretor médico do GP Brasil.

Segundo Altman, que viajou com a família do piloto para Budapeste, o tempo de recuperação, nesses casos, pode variar de duas a seis semanas.

A excitação de Massa, que logo após o acidente mexia muito os braços e as pernas e falava sem parar, pode indicar efeito do impacto sobre área do cérebro ligada às emoções.

"O fato de [o paciente] estar conversando indica bom prognóstico", diz o traumatologista André Pedrinelli, especializado em medicina esportiva.

Pedrinelli explica que a sedação, como a que o piloto recebeu, faz baixar a atividade cerebral. Como o paciente fica em estado semelhante ao de um sono profundo, o cérebro precisa de menos energia e, assim, não sofre com possível falta de irrigação, que poderia provocar desequilíbrio químico, afetando alguma área do órgão.

Estável

Neste domingo, Massa foi submetido a uma tomografia no Hospital Militar de Budapeste, e o resultado do exame foi positivo, segundo Peter Bazso, diretor médico do hospital, que também informou que o piloto não tem mais lesão cerebral.

"[A tomografia] Teve o resultado que esperávamos no que diz respeito a um ferimento desse tipo", disse Bazso.

"No momento, temos que superar essa condição de risco de morte", disse Bazso, que, no entanto, afirmou que os médicos conseguiram "remover os ossos quebrados e estabilizar a área".

Massa chegou a ser acordado depois que seus familiares chegaram ao hospital, mas segue em coma induzido nas próximas 48 horas e será acordado periodicamente nesse período.

De acordo com a agência Reuters, Bazso não deu detalhes sobre a duração ou o tipo de tratamento que Massa será submetido a partir de agora.

Comentários dos leitores
adriano santos (71) 15/12/2009 21h47
adriano santos (71) 15/12/2009 21h47
2010 vai ser dificil para este garoto...espero que ele consiga sobreviver ao alonso...O Kimi e o Schumi foram bonzinhos com ele...o espanhol não vai ser não... sem opinião
avalie fechar
Odair Metti (8) 07/10/2009 08h17
Odair Metti (8) 07/10/2009 08h17
Gostária que o massa voltase no Brasil, porque o
mundial já tem campeão, não da para torcer pro
burrinho, muito ruim, vamos massa volte logo, sau
dações tricolor.
6 opiniões
avalie fechar
Farlei Melo (1) 05/10/2009 15h45
Farlei Melo (1) 05/10/2009 15h45
"Tudo que eu quero é você de volta,
tô te esperando, vem bater na minha porta..."
Vai virar tema do Massa essa música!
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (109)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página