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12/12/2009 - 10h34

Nova regra de pontos da F-1 só tem efeito prático no 2º escalão

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da Folha de S.Paulo

O Conselho Mundial da FIA ratificou um novo sistema de pontos para a F-1, premiando dez pilotos e atribuindo 25 pontos para o vencedor de uma corrida. O segundo levará 20 pontos e o terceiro, 15.

Em princípio, a nova fórmula parece beneficiar o vencedor, que abrirá cinco pontos em relação ao segundo. Mas a proporção é exatamente idêntica à das últimas temporadas.

O número absoluto dos pontos dos pilotos do pódio só foi multiplicado por 2,5. Em 2009, um piloto com uma vitória e um terceiro somaria 16 pontos, o mesmo que dois segundos lugares. No novo formato, a pontuação continuaria a mesma, 40 a 40.

Nas últimas temporadas, nenhuma classificação final sofreria mudança. Em 2008, por exemplo, Felipe Massa também perderia o título para Lewis Hamilton por um ponto se fosse usado o novo sistema (240 a 239).

A notícia é melhor mesmo para quem briga lá atrás. O oitavo teve sua pontuação triplicada (passou de 1 para 3). E mais dois pilotos serão premiados com pontos (o nono e o décimo), num grid de 26.

Para Rubens Barrichello, 607 pontos na carreira, a novidade significa que só precisa de um quinto lugar (8 pontos) para superar Ayrton Senna (614 pontos) como terceiro pontuador da história, atrás apenas de Alain Prost e Michael Schumacher --lidera com folga a estatística (1.368 pontos), por ora.

GP Brasil

Além do sistema de pontos, a FIA anunciou alterações no calendário da F-1 em relação ao que foi divulgado em outubro.

Interlagos deixará de encerrar o Mundial, honraria que será novamente de Abu Dhabi, no dia 14 de novembro de 2010 --o GP Brasil será realizado somente uma semana antes.

Neste ano, a prova na capital dos Emirados Árabes definiu apenas o vice-campeonato. O título foi decidido no Brasil, na penúltima etapa da temporada.

No calendário previamente divulgado, a corrida brasileira encerraria a temporada no dia 31 de outubro, data que está reservada para o segundo turno das eleições no país.

Foi confirmada também a primeira prova na Coreia do Sul, no dia 24 de outubro. O circuito de Yeongam, porém, ainda está em construção e depende de uma última inspeção da entidade. Assim, a F-1 terá oito provas em circuitos asiáticos.

Com duas etapas a mais na temporada de 2010 (serão 19), o calendário da categoria foi esticado. A primeira largada será no Bahrein, no dia 14 de março, duas semanas antes em relação a 2009. Neste ano, o primeiro grid foi alinhado na Austrália no dia 29 de março. O final da temporada, em Abu Dhabi, será duas semanas depois.

Três provas serão disputadas durante a Copa da África do Sul, entre 11 de junho e 11 de julho: Canadá (13 de junho) Europa (27 de junho) e Grã-Bretanha, no dia da final do Mundial.

Comentários dos leitores
É incrível como os céticos não sabem valorizar um trabalho bem feito. Tantas vagas abertas e não preenchidas na F-1 por que os pilotos não tem $$$. Temos um brasileiro há 17 anos correndo que não paga nada, pelo contrário, recebe para estar ali. Mesmo assim não valorizam uma história tão suada, sofrida e batalhada como a do Barrichello, típico brasileiro.
Mas eu esqueci... Tem brasileiro que come sardinha e arrota caviar, ou seja, se identifica em pilotos como o Sr Schumacher que venceu 7 campeonatos. Mesmo que alguns tenham sido anti-éticos, mas enfim, nos calamos para a corrupção não é mesmo?
sem opinião
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Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
""Em seu primeiro rali, Raikkonen bate em árvore e abandona prova""
Todo piloto acha que carro é tudo igual!!!!!! A única coisa em comum, são as 4 rodas somente. No resto um carro de F1 é óleo e o de Rally é água.
8 opiniões
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adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
A formula Um valoriza os grandes talentos....Se o nosso BRUNO SENNA LALLI...for um grande talento...não lhe faltará espaço e equipes interessadas... 1 opinião
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