Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2010 - 16h55

Polícia sul-africana "caça" homens que prometeram crimes na Copa-2010

Publicidade

da Reuters, em Johannesburgo

A polícia sul-africana está procurando dois homens que ameaçaram em um programa de televisão de matar e assaltar torcedores durante a Copa do Mundo-2010. A ameaça alarmou as autoridades, que temem que a reputação de violência da África do Sul leve torcedores estrangeiros a não irem à Copa.

Uma entrevista de dois autodeclarados criminosos a um canal privado de TV causou ultraje. O ministro da Polícia, Nathi Mthethwa, e o comissário Bheki Cele condenaram o canal de televisão.

Em programa transmitido no fim de semana, os dois homens, cujos rostos estavam escondidos, disseram que vão cometer assaltos armados e homicídios durante o evento principal do futebol mundial, com duração de um mês, que está previsto para atrair 450 mil torcedores estrangeiros. Os dois disseram que isso se justifica, já que seria vingança pelas injustiças coloniais cometidas contra o país.

Mthethwa disse que os dois homens podem ser presos e indiciados por intimidação criminosa, sendo condenados a 20 anos de prisão. Cele, que defende uma política de atirar para matar contra criminosos violentos, exigiu que a TV identifique os homens e informe suas localizações.

O ministro da Polícia disse que a transmissão repetida da entrevista foi sensacionalista e incentiva a criminalidade e um clima de "medo e histeria".

"Além disso, cria uma plataforma pública indesejável para criminosos e bandidos cuja atuação prejudica os esforços da África do Sul de assegurar uma a Copa do Mundo-2010 em clima de segurança", disse.

O ministro prometeu aos visitantes estrangeiros que a Copa do Mundo será segura.

A TV defendeu o programa, dizendo que foi jornalismo investigativo de qualidade e não glorificou criminosos.

As autoridades sul-africanas e os organizadores da Copa estão atentos à violência, uma das maiores preocupações que cercam o torneio mundial. A África do Sul tem um dos maiores índices mundiais de criminalidade, com 50 homicídios por dia.

O chefe da organização da Copa do Mundo, Danny Jordaan, rejeitou na semana passada sugestões repetidas de que a emboscada da seleção togolesa de futebol na Copa Africana de Nações, em Angola, tenha aguçado a ameaça de violência durante a Copa do Mundo.

Comentários dos leitores
Valentin Makovski (511) 27/01/2010 14h48
Valentin Makovski (511) 27/01/2010 14h48
""O presidente do Bayern de Munique, Uli Hoeness""
Em partes podemos concordar com ele, mas precisamos dar méritos ao povo sudafricano, pois se esforçaram ao máximo p/ conseguir sediar a copa. A questão vai mais além da segurança, existe na FIFA um preconceito racial, e que não é exposto pois a federação africana esta bem e tem várias seleções classificadas p/ 2010, mas como nações tem seus prô contra, a violência naquele continente não tem prazo nem limíte p/ acabar, são conflitos que vão além de fronteiras, são étnicos e se alastram por anos de história. Acredito que mesmo com tudo que esta sendo feito pela segurança da África do Sul, não vai ser sufiente, podemos esperar que algo aconteça.
Sobre futuras copas, a FIFA precisa entender que outros continentes fora o Europeu, podem sediar uma copa, não se pode descriminar tanto assim, se a Alemanha gastou U$ 1 Bilhão p/ construir um estádio, no Brasil podemos faezr o mesmo com a metáde do preço, ou quem sabe em 2030 conforme á interesse do Uruguai//Argentina querem sediar, se pode sim, porque não????
A FIFA precisa ser mais DEMOCRÁTICA
sem opinião
avalie fechar
Oliver Oiveira (49) 24/01/2010 20h03
Oliver Oiveira (49) 24/01/2010 20h03
Concordo em parte com o Zeferino...acho dificil uma selecao Africana ganhar a copa ( mesmo que a Fifa queira ) , acho mesmo que a copa deve ficar mesmo na Europa ( so' naum me perguntem aonde ) sem opinião
avalie fechar
Zeferino ! (20) 22/01/2010 11h15
Zeferino ! (20) 22/01/2010 11h15
Muito dificl uma seleçãoa friacana ser campeã. Vão dar muito trabalho, mas conquistar o campeonato acho pouco provavel! Agora, temos que ficar espertos com os hermanos... time com qualidade quando chega desacreditado assim.. vide compa de 2002! O Brasil tem condições de ganhar, mas tem que trabalhar com humildade... se jogar como jogou até agora, seremos hepta! A Espanha o maximo que ela consegue é liderar o ranking da fifa... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (182)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página