Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2010 - 09h00

Licitação de estádio da Copa-2014 é a maior da história do MT

Publicidade

MARIANA BASTOS
da Folha de S.Paulo

Seis consórcios entregaram propostas à Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) de Mato Grosso para participar do processo licitatório das obras da Arena Multiuso de Cuiabá, que substituirá o estádio Governador José Fragelli (Verdão) para abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o governo mato-grossense, o custo do estádio é de cerca de R$ 440 milhões, que sairão dos cofres do Estado. Já o valor da obra, presente no edital de licitação, é de R$ 405 milhões, uma vez que não estão incluídos os custos com as cadeiras e o placar eletrônico. Trata-se da maior licitação já realizada no Estado.

"O entendimento do governo é que ele banque a obra e depois da Copa terceirize a gestão do estádio", comentou Adilton Sachetti, presidente da Agência Executora da Copa (Agecopa) de Mato Grosso.

Entre os consórcios que concorrem pela execução das obras do Verdão, quatro são paulistas, um é de Mato Grosso e o outro é composto por empresas de Minas Gerais e de São Paulo. São eles: Construcap e Convap (SP), Sanches Tripoli e Lotufo (MT), Contern e Viero (SP), Kallas e Usiminas (SP), Santa Bárbara e Mendes Júnior (MG e SP) e Paulitec e Recoma (SP).

Segundo Sachetti, a previsão é que até o fim de fevereiro o consórcio vencedor já esteja definido e que as obras na arena tenham início em março.

O estádio passará inicialmente por um processo de "desconstrução", e alguns equipamentos retirados do Verdão --como a cobertura e a iluminação-- devem ser reaproveitados em outros estádios de menor porte em Cuiabá.

Restando apenas dois meses para o início das reformas, conforme cronograma estipulado pela Fifa, a única arena do Mundial de 2014 cuja licitação para a execução das obras está concluída é a Fonte Nova, em Salvador. O consórcio Odebrecht-OAS foi o vencedor.

Comentários dos leitores
william francisco (2) 02/02/2010 13h43
william francisco (2) 02/02/2010 13h43
uma coisa que tenho que dizer:"em todas as copas eu torco pelo brasil, mas se a de 2014 ter a final no rio vou torcer para o barsil ganhar todas as partidas sem tomar gols e pegar a argentima na final e torcer pra argentina tomar um gol no primeiro e o brasil inteiro gritando campeão até o segundo tempo e aí então a argentina virar o jogo fazer o brasil chorar pro povo ter vergonha na cara e aprender a trabalhar pelo seu território e não pelo territorio dos outros!" sem opinião
avalie fechar
william francisco (2) 02/02/2010 13h37
william francisco (2) 02/02/2010 13h37
pois é!só se falam em final no rio de janeiro,enquanto isso josé serra apóia o rio porquê não tem a competencia de botar o estado e a capital mais rica do país numa disputa pra sediar a final,também os burros e ignorantes que aprenderam a viver e a crescer sobre a influência da mídia de rio e são paulo também acham que a final deve ser no rio de janeiro.burro também é quem fala qua a copa não poderia ser no brasil porque o dinheiro que vai ser gasto com a realização da copa deveria ser gasto na saúde e educação, deve achar que o brasil só vai gastar e não vai ganhar nada com isso né?no meio de tanta gente analfabeta culturalmente eu acho que o governo e as entidades não governamentais que trabalham em pról da amazônia poderiam lutar em pról de uma final em manaus e usar a copa como um meio de escrúpulos em pról do maior patrimonio que o brasil ainda tem!com isso o brasil poderia fazer mídia em pról da amazônia, levar desenvolvimento a mais para o interior do país e deixar essa idéia ridicula de rio,rio,rio, porque assim o brasil vai reduzir só ario e são paulo.cada governante tem que lutar pelo seu território, o certo da final deveria ser em manaus, mas claro que eu tenho minha preferencia em particular que é belo horizonte,capital do meu estado,sede de meu clube de preferencia,agora uns bananas imcompetentes que não tem poder de dar estrutura pro seu estado apoiar rio, brincadeira.acho que os outros governantes deveriam lutar pra sediarem a final,principalmente MG,DF e AM. sem opinião
avalie fechar
Carlos José dos Santos (542) 30/01/2010 13h57
Carlos José dos Santos (542) 30/01/2010 13h57
"Em Londres, Sérgio Cabral minimiza risco de segurança para Rio-2016"
Claro! Quem não circula à pé pela cidade e utiliza helicópteros e limusines com batedores da Polícia não precisa se preocupar com a segurança.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (311)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página