Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2004 - 11h02

Judô brasileiro conseguiu pódios nas últimas cinco Olimpíadas

Publicidade

KLEBER TOMAZ
da Folha Online

O judô é a única modalidade olímpica em que o Brasil segue sem decepcionar desde Los Angeles-1984. Nas últimas cinco Olimpíadas, sempre os judocas brasileiros conseguiram ao menos um pódio.

Nesse período, foram nove medalhas (duas de ouro, três de prata e quatro de bronze) em cinco edições consecutivas (84, 88, 92, 96 e 2000).

Só não está contabilizada acima a primeira medalha olímpica da história do judô brasileiro: o bronze do meio-pesado Chiaki Ishii (pai da meio-médio Vânia Ishii, que estará em Atenas-2004) em Munique-1972.

Após o hiato de 12 anos sem ganhar medalhas, o Brasil voltou ao pódio em Los Angeles-1984, com a prata do meio-pesado Douglas Vieira e os bronzes do leve Luís Onmura e do médio Walter Carmona.

Em Seul-1988, o meio-pesado Aurélio Miguel foi o primeiro a conquistar uma medalha de ouro para o judô nacional. Quatro anos mais tarde, em Barcelona, foi a vez do meio-leve Rogério Sampaio, repetir o feito de Aurélio Miguel e também trazer o ouro.

Nos Jogos de Atlanta, em 1996, Miguel e o meio-leve Henrique Guimarães ganharam o bronze. Em Sydney-2000, Tiago Camilo --com apenas 18 anos na época--, na categoria leve, e o médio Carlos Honorato, ficaram com a prata.

O judô também é o terceiro esporte que mais levou o Brasil ao pódio em Olimpíadas. Foram dez no total (todas no masculino), só ficando atrás da vela e do atletismo --estas com 12 medalhas cada.

Leia mais
  • Honorato diz que chega a Atenas como melhor judoca de sua categoria
  • Honorato e Guimarães tentam igualar feito de Aurélio Miguel

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Honorato
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página