Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2004 - 11h00

Depois da América, mesa-tenista Hugo Hoyama sonha conquistar o mundo

Publicidade

KLEBER TOMAZ
da Folha Online

Nas Américas, o mesa-tenista Hugo Hoyama, 35, já provou seu valor. O atleta divide com o nadador Gustavo Borges o recorde de medalhas de ouro conquistadas por um brasileiro em Jogos Pan-Americanos --oito cada. Em Olimpíadas, no entanto, seu desempenho não é tão expressivo.

Experiente, Hoyama esteve nos Jogos de Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000. Seu melhor resultado foi o nono lugar no individual nos EUA. Pode não parecer muito, mas esse é também o melhor resultado de um brasileiro na história. Para Atenas, o número 106 do mundo não deixa morrer a esperança de subir ao pódio.

"É um dos meus objetivos [conquistar uma medalha olímpica], mas com certeza é muito difícil, sim", disse o mesa-tenista, campeão individual nos Pans de Havana-1991 e Mar del Plata-1995.

Para Hoyama, o fato de o Brasil nunca ter conseguido nenhuma medalha no torneio olímpico (o tênis de mesa entrou no programa dos Jogos em Seul-1988) não significa que haja uma diferença técnica muito grande entre os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas.

"Não acredito num abismo muito grande. Poucos jogadores [do país] se destacaram no cenário mundial, mas temos condições de disputar bons jogos contra bons jogadores", disse o atleta.

Apesar de otimista, Hoyama prefere não criar grandes expectativas em relação a seu desempenho nos Jogos da Grécia.

"Meu principal objetivo em Atenas é jogar bem. Se isso acontecer, posso até lutar por medalhas, pois já venci jogadores favoritos em outras competições", disse, referindo-se à vitória sobre o sueco Jörgen Persson em Atlanta, que o garantiu nas oitavas-de-final.

Atualmente, Persson é o 22º do ranking mundial segundo a ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).

Além do melhor mesa-tenista do Brasil, a seleção nacional irá levar quatro outros atletas para Atenas. Thiago Monteiro e Lígia Silva também conquistaram a vaga para o torneio individual. Hugo Hanashiro se classificou para disputar o torneio de duplas ao lado de Hoyama. Mariany Nonaka será a parceira de Lígia Silva.

Leia mais
  • Coadjuvante em Atenas, Hoyama já pensa no Pan do Rio-07
  • Tênis de mesa do Brasil treina com europeus para evitar fiasco
  • Na contramão, Brasil refuta uso de chineses naturalizados na Olimpíada

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Hugo Hoyama
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página