Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 12h28

Bronze em Atenas, judoca segue passos de Aurélio Miguel e Rogério Sampaio

Publicidade

da Folha Online

Primeiro medalhista do Brasil em Atenas, após conquistar o bronze na categoria leve (até 73 kg) nesta segunda-feira, o judoca Leandro Guilheiro, 21, além de ser o caçula da equipe, também é pupilo dos campeões olímpicos Aurélio Miguel (ouro em Seul-88 e bronze em Atlanta-96) e Rogério Sampaio (ouro em Barcelona-92).

Guilheiro, que nasceu em Suzano (Grande São Paulo) mas se radicou em Santos, treina desde os 11 anos de idade com Rogério Sampaio e é atleta do São Paulo Futebol Clube, onde Aurélio Miguel é coordenador de judô. Seus "mestres", aliás, são os únicos judocas brasileiros a conseguirem o ouro para o Brasil em Olimpíadas.

Antes mesmo do embarque para Atenas, Guilheiro admitiu a vantagem de estar próximo dos dois. "Ter o Rogério e o Aurélio Miguel ao meu lado mostra que uma medalha olímpica não é utopia, só depende de trabalho e superação", disse.

Apesar de ser o mais novo atleta da equipe de judô, Guilheiro já demonstrava estar preparado para brigar por medalhas. "Sei que sou novo, mas não vou encarar Atenas como um teste para Pequim-2008. Vou entrar como se fosse a Olimpíada da minha vida", disse o judoca antes do início da competição.

O bronze de Guilheiro foi obtido após vitória sobre Victor Bivol, da Moldova. Com o resultado, o Brasil manteve a tradição no judô olímpico. O esporte é o terceiro que mais rendeu medalhas ao país na história dos Jogos (dois ouros, três pratas e seis bronzes). Desde Los Angeles-84 os brasileiros sempre voltam para casa com pelo menos uma medalha.

Leia mais
  • Leandro Guilheiro conquista o bronze no judô, 1ª medalha do Brasil em Atenas

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o judoca Leandro Guilheiro
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Aurélio Miguel
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Rogério Sampaio
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página