Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2004 - 11h30

Flávio Canto conquista bronze e coloca judô como esporte mais premiado do Brasil

Publicidade

da Folha Online

Flávio Canto, da categoria meio-médio (até 81 kg), venceu nesta terça-feira o polonês Robert Krawczyk, conquistou a segunda medalha de bronze do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas e garantiu uma importante marca histórica para o judô nacional.

Com o segundo pódio na capital grega --na segunda-feira, Leandro Guilheiro levou o bronze na categoria leve--, o esporte igualou vela e atletismo como os que mais medalhas renderam ao Brasil na história das Olimpíadas.

Agora, o judô aparece com 12 medalhas em todos os tempos (dois ouros, três pratas e sete bronzes). Vela e atletismo, que ainda competem em Atenas, têm o mesmo número de medalhas, mas apresentam melhor desempenho em relação a ouros --o primeiro garantiu quatro insígnias do metal mais valioso, e o segundo, três.

Única modalidade premiada até o momento em Atenas, o judô é também o único esporte em que o Brasil segue sem decepcionar desde Los Angeles-1984 --a partir de então, sempre os judocas do país conseguiram ao menos um pódio.

Na luta contra o polonês, Canto, que nasceu em Oxford (Inglaterra) e tem dupla nacionalidade, saiu em desvantagem por um yuko (segunda pontuação mais baixa), mas conseguiu empatar graças a duas punições ao rival. O brasileiro passou à frente após conseguir um wazari (pontuação média).

"Passei a noite acordado, não consegui dormir por causa da ansiedade. Achei que não estava bem, mas me senti melhor quando comecei a lutar e consegui ter um bom dia", disse o judoca.

Na repescagem, Canto passou pelo italiano Roberto Meloni e pelo o sul-coreano Young Woo Kwon, ambos por ippon (pontuação máxima).

O judoca iniciou sua campanha vencendo o colombiano Mario Antonio Valles por ippon. Em sua segunda luta, o brasileiro pegou o estoniano Aleksei Budolin, medalha de bronze em Sydney-2000, e o venceu com um koka (pontuação mínima).

Na seqüência, perdeu para o russo Dmitri Nossov (wazari), nas quartas-de-final, e ficou fora da disputa do ouro.

A medalha de ouro dos meio-médios ficou com o grego Ilias Iliadis, e a prata, com o ucraniano Roman Gontyuk. O outro bronze foi para o russo Dmitri Nossov.

Também hoje, a brasileira Vânia Ishii foi eliminada logo na primeira luta pela belga Gella Vandecaveye, por ippon. A rival é a mesma que a tirou dos Jogos de Sydney-2000.

Como a belga não atingiu as semifinais, Ishii não terá direito de disputar a repescagem e está fora dos Jogos.

Leia mais
  • Medalhista, Flávio Canto nasceu na Inglaterra e ensina judô em favelas
  • Bronze em Atenas, Flávio Canto enfrentou polêmica nas seletivas

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Flávio Canto
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página