Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2004 - 10h48

Triunfo de Scheidt põe fim a 2.994 dias de jejum do Brasil

Publicidade

da Folha Online

Último atleta brasileiro a ter conquistado uma medalha de ouro em uma Olimpíada, o iatista Robert Scheidt foi também o responsável pela quebra do jejum de 2.944 dias sem um novo triunfo.

No dia 31 de julho de 1996, Scheidt venceu a classe laser nos Jogos de Atlanta e foi o último atleta do país a subir ao lugar mais alto do pódio naqueles Jogos --antes, Jacqueline e Sandra (vôlei de praia) e Torben Grael e Marcelo Ferreira (iatismo, classe star) já haviam conquistado ouros.

Quatro anos depois, em Sydney-2000, o Brasil viu o fracasso dos principais favoritos e não conseguiu fazer nenhum campeão olímpico. O próprio Scheidt falhou, depois de chegar à última regata na liderança e ser superado pelo britânico Ben Ainslie.

Neste domingo, no entanto, o iatista fez valer seu favoritismo e garantiu a execução do hino nacional nos Jogos pela primeira vez em oito anos, superando a pressão pelo resultado.

"É complicado. Se eu perder, vão me criticar. Se ganhar, dirão que não fiz mais que minha obrigação", disse o velejador, antes da última regata.

Leia mais
  • Scheidt conquista o ouro e torna-se o maior atleta olímpico do país na história
  • Medalha de ouro, Robert Scheidt carrega amuletos em competições
  • Com o ouro, Scheidt chega a 110 títulos na carreira, dez só em 2004

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Robert Scheidt
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página