Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2004 - 14h14

Vanderlei Cordeiro ganha bronze na maratona nos Jogos de Atenas

Publicidade

da Folha Online

O brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, 35, liderou a maior parte da maratona, mas, no final, foi ultrapassado pelo italiano Stefano Baldini e pelo norte-americano Mebrahtom Keflezighi e ficou com a medalha de bronze na prova nos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia).

Bicampeão pan-americano (Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003), o maratonista brasileiro, que liderava a prova, foi derrubado por um espectador, vestindo o kilt (traje típico no Reino Unido), que invadiu a pista na altura do km 32.

Na confusão, Cordeiro de Lima perdeu segundos importantes e, depois, foi superado por Baldini e Keflezighi. O Brasil recorreu junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para que o resultado seja revisto. O COB defende quer sejam entregues dois ouros.

Com o bronze, ele salvou o desempenho do atletismo brasileiro em Atenas. Foi o único pódio do país na modalidade na capital grega, o 13º na história. O atletismo se isolou como o segundo esporte que mais trouxe medalhas para o país em Olimpíadas, atrás apenas da vela (14).

Baldini cruzou em primeiro no estádio Panathinaiko, com o tempo de 2h10min55s. Ele se tornou o segundo italiano a ganhar a maratona --Gelindo Bordin venceu em Seul-88. Keflezighi conquistou a prata, com 2h11min29s. Cordeiro de Lima chegou em terceiro, com 2h12min11s.

O bronze na maratona foi o décimo pódio do país nos Jogos de Atenas. O Brasil somou quatro ouros, três pratas e três bronzes. A campanha foi a melhor do país (em primeiros lugares) na história, mas, em medalhas, ficou atrás de Atlanta-1996 (15) e de Sydney-2000 (12).

Leia mais
  • Ex-padre irlandês tira a chance do ouro de Vanderlei Cordeiro na maratona
  • COB entra com protesto e pede revisão do resultado da maratona

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vanderlei Cordeiro de Lima
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página